quarta-feira, 17 de maio de 2017

Dia Nacional da Luta Antimanicomial em pauta na Câmara





Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16) os vereadores da Câmara de Campos tiveram a oportunidade de ouvir um relato sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no próximo dia 18. Durante os trabalhos os vereadores apresentaram um total de 49 processos de Indicações Simples e 13 processos de Requerimentos.

Antes do início da sessão o presidente da Câmara, Marcão Gomes (Rede), convidou a coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Eliza Peralva, para falar sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. “Gostaria de agradecer a Eliza e a todos que participam desta luta. Lembrando que podem contar com nossa casa e também com a nossa Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Abdu Neme (PR) e demais membros, para que possamos avançar no atendimento às pessoas que precisam”, disse o presidente.
Eliza lembrou a oportunidade. “Nós da saúde mental agradecemos por este espaço, no ano em que estamos comemorando 30 anos deste movimento. A Luta Antimanicomial teve início em 1987, no Encontro de Trabalhadores de Saúde Metal em Bauru (SP), onde eles denunciaram os maus tratos sofridos nos hospitais de tratamento por todo país, que eram na verdade depósitos de pessoas. A partir de então iniciou-se o movimento para acabar com este tipo de tratamento. A ideia é a gente questionar o modelo clássico de tratamento, onde se defende que para tratar é preciso isolar. O que devemos destruir mesmo são os muros mentais, que nos dizem que ‘lugar de maluco é no hospício’, na verdade não, ‘lugar de maluco é na vida’. Encontramos os serviços substitutivos, os Caps (Centro de Atenção Psicossocial), sucateados e estamos aqui trabalhando para dar novas respostas para a loucura, para incluir as pessoas na vida, dando dignidade a todas elas”, concluiu.


Durante a sessão foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei nº 0047/2017, de autoria do vereador Abu (PPS), que declara de Utilidade Pública a Associação Amigos do Rim (AAR). E em turno único foram aprovados o Projeto de Decreto Legislativo nº 0044/2017, que concede a Ordem do Mérito Doutor Paulo Pinto ao senhor José Paes Neto e o Projeto de Decreto Legislativo nº 0045/2017, que concede a Ordem Municipal do Mérito ao senhor Ironis Escáfura de Oliveira Júnior, ambos do vereador Fred Machado (PPS).

Ascom Câmara Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário