terça-feira, 25 de março de 2014

NOTA DE REPÚDIO


O Parlamento Regional, órgão de representação política formado por integrantes de Câmaras de Vereadores das cidades de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, São Fidélis, São João da Barra, Quissamã, São Francisco de Itabapoana e Macaé, comunica, através de sua mesa diretora, nota de repúdio à proposta paulista de captar água na Bacia do Rio Paraíba do Sul.
“O Paraíba do Sul é a principal fonte de captação de água para o Norte Fluminense e a região metropolitana do Rio de Janeiro, abastecendo cerca de 10 milhões de pessoas. A transposição pode causar impactos ambientais no estado. O abastecimento pode ser prejudicado, já que seria reduzida a quantidade de água que chega à região”, diz o presidente da Câmara de Campos e do Parlamento, Edson Batista.
O projeto do governo de São Paulo é interligar a Represa de Jaguari, abastecida pelo Paraíba do Sul, com a Represa de Atibainha, que faz parte do Sistema Cantareira, a principal fonte de abastecimento da Grande São Paulo. A ligação seria feita num trecho de quase 15 quilômetros, com estação de bombeamento e um túnel num trecho de serra.
“Queremos chamar a atenção no sentido de intervir na transposição para evitar o risco de esvaziamento, da qualidade da água e de operação. Não se trata de uma simples transposição. Milhões de pessoas estão envolvidas. É necessário um estudo aprofundado sobre os impactos de uma obra como esta”, concluiu Batista.
FACE DA CÂNARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário