domingo, 23 de março de 2014

Câmara pretende debater programas de cidadania


Esta semana, Campos sediou a primeira Conferência Regional de Economia Solidária do Norte Noroeste Fluminense (I Cores). Presente no evento, o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, afirmou que pretende debater o tema de forma mais profunda, ressaltando programas de cidadania para todos, com foco em microcrédito e microcooperativas.
A Conferência contou com representantes do Executivo, Legislativo, universidades, grupos produtivos, movimentos sociais de 20 municípios das duas regiões. Representando o Ministério do Trabalho e Emprego, o diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Valmor Schiochet, apresentou a palestra máster da Cores, traçando a história da Economia  Solidária enquanto política pública, destacando a necessidade da construção de um plano regional.
Atento às necessidades do tema, o presidente da Casa de leis campista, falou sobre o assunto. “É preciso avançar no conceito de uma sociedade mais justa e solidária. Temos, no passado de Campos, um histórico de exclusão, desde os escravos, pelos barões de engenhos, à realidade de boias-frias, de crianças e adultos no corte da cana”.
Ele também lembrou as ações que já existem no município. “Avançamos muito na assistência aos mais necessitados, com o programas como o Cheque Cidadão, o Cheque Cidadão (passagem de ônibus social), os de microcrédito e de empreendedorismo. O assistencialismo é necessário a algumas pessoas, mas é preciso sair dele para dar condições de organização de grupos produtivos, microcooperativas e, para tanto, esse processo de união do Executivo, Legislativo, universidades, sociedade civil organizada é fundamental”, disse o presidente do Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário