quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Voto de repúdio contra portaria que limita os exames de mamografia




A Saúde também foi outro assunto em pauta na reabertura dos trabalhos na Câmara nesta terça-feira (18). O líder do governo, vereador Paulo Hirano, teve aprovado voto de repúdio contra a portaria 1.253 do Ministério da Saúde,  que estipula o pagamento de mamografias apenas a mulheres entre 50 e 69 anos. O recomendado é que o exame seja feito a partir dos 40 anos, mas o governo informou que só repassará aos municípios valor correspondente ao teste para um dos seios para a faixa etária abaixo dos 50. Os municípios terão que pagar para fazer o exame bilateral. “Essa portaria é um retrocesso”.

Paulo Hirano acrescentou ainda que na luta em favor da saúde das mulheres, vai acionar o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para que se pronunciem a respeito da medida.
O vereador petista Marcus Welber, o Marcão, votou a favor da moção de repúdio por considerar a portaria do governo “absurda”, mesmo sendo o ministro um homem do seu partido. “Vou votar a favor porque aqui represento o povo, não o Governo Federal. Meu compromisso é com o povo, não com o Ministério da Saúde, o governo ou o PT. A medida é mesmo absurda”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário