Dr. Paulo Hirano quer Dia D da Dengue
O líder da base governista propôs, ainda, a realização de um novo Dia D contra a dengue no município, não apenas para realizar mutirões, mas para sensibilizar e conscientizar a população e as famílias de que acabar com a dengue é um dever de todos. “Não podemos municipalizar o mosquito da dengue, ele está em todos os continentes. Só existe dengue, porque existem mosquitos. E só existem mosquitos, porque existem os criadouros, e mais de 80% deles estão em imóveis residenciais. A única forma de conter esse avanço da doença é evitando os criadouros novos e eliminando os já existentes”, explicou Hirano.
Segundo o secretário de Saúde, a dengue preocupa ainda mais nos dias atuais. “Temos observado complicações de natureza neuromuscular também, não apenas os sintomas mais conhecidos. Este ano a dengue está acometendo, na grane maioria dos casos, a população com idade acima de 21 anos”, disse.
O diretor do CRD apresentou os sintomas gerais da doença e os específicos de cada sorotipo. “Houve aumento do número de casos abruptamente, apesar dos casos estarem se apresentando de forma menos grave. A notificação de Campos é uma das melhores do estado. O objetivo do CRD é melhorar a notificação, identificar casos precoces, agilizar o tratamento e evitar óbitos”, ressaltou.
Ainda de acordo com Luis José, os pacientes mais suscetíveis a serem acometidos pela doença são as crianças, os idosos, portadores do vírus HIV, alérgicos, pacientes com câncer e com outras doenças graves. Ele apresentou os sintomas da doença, formas de tratamento, o fluxograma para atendimento da dengue em casos de epidemia, os critérios de internação, sinais hemorrágicos, sinais de alerta e de choque.
Kamila e Márcia Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário