quinta-feira, 14 de março de 2013

Mais um polo hidratação da dengue será implantado no Hospital São José.

O terceiro polo de hidratação da dengue de Campos será implantado pela Prefeitura no Hospital São José, na Baixada Campista. A data ainda será anunciada. A informação foi concedida pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, durante sessão especial na Câmara, na tarde desta quinta-feira (14). O segundo polo do Centro de Referência da Dengue (CRD) foi implantado no Hospital Geral de Guarus (HGG), este mês, pela prefeita Rosinha Garotinho. Já a primeira unidade funciona no Hospital Plantadores de Cana.

Na ocasião, o vereador Dr. Paulo Hirano, líder da base governista, se comprometeu a reunir a Comissão da Saúde, a qual preside, a fim de reunir propostas para a criação de um projeto de lei que garanta a entrada dos agentes de endemias em todos os imóveis, mesmo nos casos em que houver resistência do proprietário ou ausência do mesmo. “Já temos o apoio do Ministério Público que nos garante o acesso a esses imóveis, mas precisamos, agora, criar uma lei municipal que facilite e garanta essa medida”, disse.

Participaram da sessão, ainda, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CC), Cesar Salles; o direto o CRD, Luis José de Souza; e o coordenador de controle de dengue e roedores do CCZ, Eufrázio Lisboa.
Dr. Paulo Hirano destacou o excelente trabalho desenvolvido pelo diretor do CRD, Luis José, referência no tratamento da dengue no país. “Dr. Luis José tem mostrado ao mundo como se deve tratar a dengue, é um estudioso no assunto e concede diversas palestras Brasil afora, levando o nome de Campos”, lembrou.



Dr. Paulo Hirano quer Dia D da Dengue

 
 

Dr. Paulo Hirano quer Dia D da Dengue

O líder da base governista propôs, ainda, a realização de um novo Dia D contra a dengue no município, não apenas para realizar mutirões, mas para sensibilizar e conscientizar a população e as famílias de que acabar com a dengue é um dever de todos. “Não podemos municipalizar o mosquito da dengue, ele está em todos os continentes. Só existe dengue, porque existem mosquitos. E só existem mosquitos, porque existem os criadouros, e mais de 80% deles estão em imóveis residenciais. A única forma de conter esse avanço da doença é evitando os criadouros novos e eliminando os já existentes”, explicou Hirano.
Segundo o secretário de Saúde, a dengue preocupa ainda mais nos dias atuais. “Temos observado complicações de natureza neuromuscular também, não apenas os sintomas mais conhecidos. Este ano a dengue está acometendo, na grane maioria dos casos, a população com idade acima de 21 anos”, disse.

O diretor do CRD apresentou os sintomas gerais da doença e os específicos de cada sorotipo. “Houve aumento do número de casos abruptamente, apesar dos casos estarem se apresentando de forma menos grave. A notificação de Campos é uma das melhores do estado. O objetivo do CRD é melhorar a notificação, identificar casos precoces, agilizar o tratamento e evitar óbitos”, ressaltou.

Ainda de acordo com Luis José, os pacientes mais suscetíveis a serem acometidos pela doença são as crianças, os idosos, portadores do vírus HIV, alérgicos, pacientes com câncer e com outras doenças graves. Ele apresentou os sintomas da doença, formas de tratamento, o fluxograma para atendimento da dengue em casos de epidemia, os critérios de internação, sinais hemorrágicos, sinais de alerta e de choque.

Kamila e Márcia Lemos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário