quarta-feira, 13 de março de 2013

Câmara realiza Sessão Especial para discutir royalties


 

Ranulfo Vidigal

Suledil Bernadino


Vereadores e secretários da Prefeitura discutiram o tema na tarde desta terça-feira

A reação contra o golpe que ameaça retirar os atuais valores em royalties dos produtores de petróleo ecoou na sessão desta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Campos, onde discursaram vereadores e secretários de municípios da região. O presidente da Casa, Edson Batista (PTB) anunciou que irá designar uma comissão para mobilizar outras câmaras da região a participar da manifestação de sexta-feira na Praça São Salvador.

O secretário de governo, Suledil Bernardino, disse o município terá vários programas sociais comprometidos e contratos com empresas que realizam obras e prestam serviços à prefeitura, gerando caos e desemprego em massa, caso a lei seja sancionada e não haja uma interferência do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Programas essenciais que beneficiam milhares de pessoas como o Cheque Cidadão, a tarifa social de ônibus, o financiamento de bolsas de estudo, o de imunização por vacinas, os convênios com entidades filantrópicas são financiados diretamente com recursos dos royalties que essa lei maldita quer nos tirar. Nós só queremos uma coisa: que o Supremo faça cumprir a Constituição, só isso”, protestou.

De São João da Barra, onde a dependência dos royaties é de 70% do Orçamento, o vereador Frank Areas, também enumerou uma série de programas sociais que se tornarão inviáveis sem os recursos. A vereadora Kitiely Freitas, de Quissamã, afirmou que o município se tornará economicamente inviável, já que a prefeitura depende de 60% dos repasses. De São Francisco de Itabapoana, falaram o vereador Marcelo Garcia e o Manuel Alves Junior, que pregaram a união de toda região, mas pediram que todos se unam também para que seu município se torne também produtor de petróleo.

Alexandre Tadeu (PR) advertiu que a nova lei causará desemprego em massa e potencializará a violência que se agrava em Campos. “Somos um município com índices elevados de violência. Temo que estes problemas se agravem ainda mais”, admitiu.
 
Edson Batista reforçou a linha de pensamento do presidente do Cidac (Centro de Informações e Dados de Campos), Ranulfo Vidigal. “A presidente Dilma é quem tem que bancar essa conta. Quem abriu mão de mais de R$ 40 bilhões de receita com uma série de desonerações em tributos é que tem condições econômicas e políticas de transferir esses recursos aos não produtores, mantendo os nossos repasses, que são nossos direitos. Não aceitamos ser penalizados nem iremos abdicar da luta pelo que é nosso”, disse.
 





 
Sem os royalties, finaliza o secretário Suledil, será difícil:
 


        Manter o serviço de ambulâncias,

·      Manter o serviço de marcação de consultas e exames em hospitais filantrópicos,

·     Compromete a construção do Novo Hospital São José na Baixada,

·     Compromete a ampliação do Hospital Ferreira Machado,

·     Manter o programa Saúde na Escola,

·     Manter o programa de bolsas de estudos do ensino fundamental e universitário,

·     Manter o transporte escolar,

·    Compromete a construção de novas escolas e creches modelos,

·     Compromete os serviços de coleta de lixo e manutenção da iluminação pública,

·    Inviabiliza convênios com instituições assistenciais: Irmãos da Solidariedade, Apoe,
     Apae,  Educandário dos Cegos e outras,

·    Manter o programa da Passagem Social,

·    Manter o programa do cheque cidadão,

·    Manter o programa Morar Feliz – 4.500 novas casas,

·    Manter o programa dos Bairros Legais,
 
·   Manter o programa de recuperação de estradas e avenidas,

·    Manter o programa Meu Bairro é Show,

·    Compromete as obras do Centro Histórico e a reforma do mercado e do shopping
     popular,

·   Compromete a construção da Cidade de Criança.
    Com informações do Blog de Cláudio Andrade e Campos 24 Horas

Fotos de Márcia Lemos

   

Um comentário:

  1. Sem o royalties sento pela passagem de 1,00 e pelo vale 100 ,que ajudam e muito a população de campos;mas saúde e educação vai piorar mais o que?hospital HGG é um açougue e imundo que hospital sujo ,voce entra lá fica internado 9 dias e sai sem saber que doença você teve sem diagnóstico , isto quanda saí vivo.Vive com os corredores cheio ,é uma falta de amor pelo próximo,uma falta de profissionalismo.Vamos para educação, minha filha está em casa sem estudar por falta de professores de educação infantil GII na escola municipal ponta da palha em lagoa de cima ;Agora me responde se puder? cadê os concursados? o que foi feito deles, para quer ter concurso publico ,só para arrecadar dinheiro.

    ResponderExcluir