quinta-feira, 16 de junho de 2016

Câmara apoia pesquisa de historiadora sobre o Cemitério do Caju





O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, vereador Edson Batista, recebeu a visita da historiadora macaense Maria da Conceição Franco, na tarde desta terça-feira (15), em seu gabinete no Legislativo campista. Durante o encontro, o presidente concedeu acesso aos arquivos da Câmara para que Conceição realize pesquisas para seu estudo de doutorado.

O estudo tem como tema “De Campo Santo a Necrópole Secularizada: O processo de transformação do cemitério público nos Campos dos Goytacazes”. Com pesquisas feitas no Cemitério do Caju, a historiadora campista Sylvia Paes também participou do encontro.

“Em todos os capítulos dos meus estudos anteriores eu me deparava com Campos. Então, já era mais do que o momento de vir aqui desenvolver essa pesquisa. E o tema me arrebatou. O Cemitério do Caju está muito bem cuidado e reflete exatamente o tamanho de Campos na história. Meu projeto está aqui, tem acesso público para que as pessoas conheçam essa história”, disse Maria da Conceição.

O presidente da Câmara autorizou a pesquisa e se comprometeu a organizar um grupo de trabalho para viabilizar o registro das personalidades sepultadas no maior cemitério campista.

“Demos a ela todo o acesso necessário aos arquivos da Câmara para que faça suas pesquisas. Vamos organizar um grupo de trabalho com a Câmara, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e a Secretaria Desenvolvimento Econômico para o levantamento da biografia dos túmulos e instalação de QR Code. Ficando este banco de dados aqui no site da Câmara e com o QR Code, o visitante terá acesso a esse banco de dados com a história destas personalidades”, concluiu Edson Batista.

*Por Vivianne Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário