quinta-feira, 30 de junho de 2016

Inscrições: Semana de Prevenção de Combate à Incêndio


Palestras serão realizadas no 5ºGBM, a partir da próxima segunda-feira, dia 4


As inscrições para a Semana de Prevenção de Combate à Incêndio e Pânico, idealizado pelo Corpo de Bombeiros, estão abertas. A Corporação que está completando 160 anos no próximo sábado, dia 2 de julho, realiza esse ciclo de palestras todos os anos com o intuito de capacitar e informar uma parte da população sobre métodos e procedimentos de emergência, evitando assim maiores danos à vidas e bens.
Em Campos, as palestras serão realizadas no 5ºGBM, a partir da próxima segunda-feira, dia 4, e se estendem até a sexta-feira, dia 8. As inscrições são gratuitas e os interessados devem se dirigir a sede da unidade, localizada na Av. XV de Novembro, no centro da cidade, das 8h às 17h, nessa quinta-feira, e das 8h às 12h, amanhã, sexta-feira, portando identidade e Cpf. As vagas são limitadas.

As palestras serão ministradas das 13h às 16h e envolvem métodos de prevenção e combate a princípio incêndio, noções básicas de primeiros socorros, informações sobre sistemas preventivos e locais de reuniões de público e sinalização de emergência e rotas de fuga. Ao final da semana todos os participantes receberão certificado de participação.
Fonte: Campos 24 Horas

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Câmara e Biblioteca Nacional selam acordo para digitalização do Monitor Campista



A Câmara de Vereadores de Campos e a Fundação Biblioteca Nacional selaram um convênio para a digitalização do acervo do jornal Monitor Campista. O material do jornal, fundado em 1834 e fechado em 2009, foi trazido de volta à sua terra natal através de uma ação do Legislativo em 2014 e, atualmente, se encontra na sede do Arquivo Público Municipal.

“Essa é uma grande conquista para a memória cultural da nossa cidade. Atualmente o termo já foi assinado por nós e segue para a assinatura do presidente da Fundação Biblioteca Nacional. O acordo prevê toda a digitalização do acervo do Monitor Campista, através deste termo de cooperação, com custo zero”, explicou o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.

O Monitor Campista pertencia ao grupo dos Diários Associados, que optou por encerrar as atividades do jornal em 15 de novembro de 2009. Desde sua criação, o jornal teve outros quatro nomes:  “O Campista”, “Recopilador Campista”, “Novo Recopilador Campista” e “O Monitor Campista”, motivo este que leva muitos especialistas a contestar seus 175 anos de existência.

“O Monitor foi fundado logo depois da declaração da Independência, passou vários ciclos históricos como a Abolição da Escravatura, a Proclamação da República, a República Velha, o Estado Novo, a primeira e segunda Guerra Mundial, quando morreram dezenas de milhões de pessoas. Todos esses acontecimentos estão em suas páginas, um rico tesouro que recuperamos para o povo de Campos e será digitalizado para o acesso de todos”, concluiu.




*Fonte: Ascom Câmara Campos

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sessões extraordinárias na próxima semana (28)



CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES


Av. Alberto Torres, 334 - Campos dos Goytacazes/RJ - 28.035-582
Telefone (22) 2101-6350 - Fax (22) 2101-6391

GABINETE DO PRESIDENTE

 

ATO EXECUTIVO Nº 012/2016


                                                    O Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goyta-
                                                    cazes,  Estado  do Rio de  Janeiro, no uso  de  suas  atribui-
                                                    ções legais,


                                                    R-E-S-O-L-V-E convocar os Senhores Vereadores, sem ônus para o erário público, para as Sessões Extraordinárias, a realizarem  no dia 28 de junho 2016 (terça-feira), a partir das 14 horas,  no Plenário desta Casa de Leis, tantas quanto forem necessárias para apreciação, discussão e votação das seguintes proposições:

01 – Projeto de Lei nº 0060/2016 - Dispõe sobre a criação, estruturação e funcionamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Campos dos Goytacazes – ARSEP – CAMPOS e dá outras providências.  – Gabinete da Prefeita.

02 – Projeto de Lei nº 0063/2016 - Autoriza o Município de Campos dos Goytacazes, através de seu Poder Executivo, a criar a Câmara de Resolução de Litígios de Saúde de Campos de Goytacazes, e dá outras providências. ­Gabinete da Prefeita.

03 – Projeto de Lei nº 0064/2016 - Altera a Lei Municipal n° 8.299, de 20 de abril de 2012, e dá outras providências. Gabinete da Prefeita.

04 – Projeto de Lei nº 0065/2016 – Dispõe sobre a criação da Ouvidoria, Corregedoria e do Estatuto da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes – RJ, e dá outras providências. Gabinete da Prefeita.

05 – Projeto de Lei nº 0066/2016 - Dispõe sobre a regulamentação e concessão de serviço público para exploração, administração, manutenção e conservação de estacionamento de veículos em áreas públicas do Município de Campos dos Goytacazes e dá outras providências. Gabinete da Prefeita.



Campos dos Goytacazes, 22 de junho de 2016, 339º da Vila de São Salvador dos Campos, 181º da Cidade de Campos dos Goytacazes e 364º da criação da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.
                        

                                                    EDSON BATISTA

                                                        - Presidente -

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Licitação do transporte alternativo é prorrogada após aprovação de projeto



LEGISLATIVO
 Na sessão ordinária desta quarta-feira (22) o plenário da Câmara de Vereadores de Campos aprovou quatro projetos enviados pelo gabinete da prefeita Rosinha Garotinho. Um deles sobre a distribuição de fórmulas especiais para crianças com alergia à proteína do leite; outro trata da regulamentação do novo Conselho Municipal das Cidades; o terceiro cuida da inclusão da conscientização à doação de sangue na grade curricular das escolas municipais; e, por último, o projeto que prorroga o prazo para a licitação e regulamentação do transporte alternativo municipal.
Abrindo a sessão o vereador Marcus Welber (Marcão) apresentou emenda modificativa ao projeto de Lei nº 0058/2016, onde a Secretaria Municipal de Saúde deverá a cada 24 meses fazer o recadastramento das crianças inscritas no programa de Fórmulas Infantis Especiais. “Esta emenda visa facilitar o acesso de novas famílias a este programa, com a apresentação de documentos que possam validar sua nova renda”, explicou Marcão. A emenda foi aprovada por unanimidade.

O projeto nº 0062/2016 altera a lei municipal nº 8.169, de 06 de julho de 2010 e dá outras providências. O vereador Fábio Ribeiro deu explicações sobre a matéria. “Este projeto é necessário para que as vans que fazem parte do transporte coletivo possam continuar circulando pelo município. Dessa forma, aumentamos o prazo do processo licitatório para o transporte alternativo”. O projeto também foi aprovado por unanimidade.

Depois da aprovação do projeto, os vereadores debateram os avanços e as necessidades do transporte coletivo em Campos.

Em seguida, o projeto de lei nº 0058/2016 foi colocado em votação. Ele regulamenta a dispensação de Fórmulas Infantis Especiais a crianças com alergia à proteína do leite de vaca no município de Campos. O projeto, encaminhado pelo gabinete da prefeita, foi aprovado por unanimidade.

Também foi apresentado o projeto de lei nº 0059/2016, que institui o Novo Conselho Municipal das Cidades em Campos dos Goytacazes. O projeto, encaminhado pelo gabinete da prefeita, foi também aprovado por unanimidade.

Já o projeto de lei nº 0061/2016, que inclui na grade extracurricular das escolas municipais o tema transversal “Conscientização à Doação de Sangue”, foi defendido pelo vereador Abdu Neme: É um projeto é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje, pois estamos com os bancos de sangue de todo o país com o estoque abaixo do necessário. Temos que conscientizar nossos jovens”.

O vereador José Carlos Monteiro falou sobre um evento de conscientização. “No dia 2 de julho, teremos um evento aqui na praça do Liceu para conscientizar a população sobre a necessidade da doação de sangue. A Câmara irá apoiar este evento através da Comissão de Transportes e Trânsito”, frisou. O projeto de conscientização educativa foi igualmente aprovado por unanimidade.

Aprovado também unanimemente pelos vereadores, a vereadora Auxiliadora Freitas apresentou requerimento processo nº 0989/2016, com voto de profundo pesar pelo falecimento do monsenhor Joaquim Alves Ferreira. “Ele foi um exemplo de amor e realizou um intenso trabalho comunitário”.

*Fonte: Ascom Câmara Campos

terça-feira, 21 de junho de 2016

Meninas de Guarus: MP dá parecer favorável à libertação de condenado



Agora, Tribunal de Justiça julgará habeas corpus impetrado pelo advogado de Gustavo Monteiro

  Campos  24 Horas

O pedido de liberdade, feito através de habeas corpus, para Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro, conhecido como Gustavo Pessanha(na foto), condenado no caso que ficou conhecido como Meninas de Guarus, obteve parecer favorável do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), através do Procurador de Justiça Astério Pereira dos Santos. A decisão de manter ou não a prisão caberá, agora, ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que julgará o mérito do habeas corpus.

O advogado Jonas Lopes de Carvalho, que defende o empresário do ramo de construção civil Gustavo, entrou com habeas corpus na semana passada, mas teve liminar negada.
No parecer emitido nesta segunda-feira(20), o Procurador se coloca favorável à revogação da prisão do condenado com base no depoimento de  uma das vítimas, que  teria apontado um homem identificado como Matheus Calil como autor das ameaças durante a apuração do caso. Matheus seria primo de Thiago e Fabrício Calil, também condenados.
Gustavo foi condenado a oito anos de prisão por estupro de vulnerável. Ele se entregou no último dia 14 e está em uma penitenciária.
Os advogados de defesa dos demais acusados ainda disseram se os seus clientes poderão ser beneficiados, caso o TJ julgue favoravelmente ao habeas corpus de Gustavo.
CONDENADOS  – 14 homens, entre eles políticos, dono de motel, empresários e policiais, foram condenados pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes entre outros. A maior pena aplicada foi de 31 anos para os condenados Leilson Rocha e Ronaldo Santos, sendo aplicada pena de 12 anos ao condenado Nelson Nahim.


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Câmara apoia pesquisa de historiadora sobre o Cemitério do Caju





O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, vereador Edson Batista, recebeu a visita da historiadora macaense Maria da Conceição Franco, na tarde desta terça-feira (15), em seu gabinete no Legislativo campista. Durante o encontro, o presidente concedeu acesso aos arquivos da Câmara para que Conceição realize pesquisas para seu estudo de doutorado.

O estudo tem como tema “De Campo Santo a Necrópole Secularizada: O processo de transformação do cemitério público nos Campos dos Goytacazes”. Com pesquisas feitas no Cemitério do Caju, a historiadora campista Sylvia Paes também participou do encontro.

“Em todos os capítulos dos meus estudos anteriores eu me deparava com Campos. Então, já era mais do que o momento de vir aqui desenvolver essa pesquisa. E o tema me arrebatou. O Cemitério do Caju está muito bem cuidado e reflete exatamente o tamanho de Campos na história. Meu projeto está aqui, tem acesso público para que as pessoas conheçam essa história”, disse Maria da Conceição.

O presidente da Câmara autorizou a pesquisa e se comprometeu a organizar um grupo de trabalho para viabilizar o registro das personalidades sepultadas no maior cemitério campista.

“Demos a ela todo o acesso necessário aos arquivos da Câmara para que faça suas pesquisas. Vamos organizar um grupo de trabalho com a Câmara, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e a Secretaria Desenvolvimento Econômico para o levantamento da biografia dos túmulos e instalação de QR Code. Ficando este banco de dados aqui no site da Câmara e com o QR Code, o visitante terá acesso a esse banco de dados com a história destas personalidades”, concluiu Edson Batista.

*Por Vivianne Chagas

quinta-feira, 9 de junho de 2016

“Meninas de Guarus”: Operação para cumprir 14 mandados de prisão

Por Suzy, em 09-06-2016 - Folha da Manhã



O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realizam operação, na manhã desta quinta-feira (09/06), para cumprir mandados de prisão contra 14 pessoas condenadas pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza no caso de exploração sexual de crianças e adolescentes no processo conhecido como “Meninas de Guarus”.
Entre os condenados estão o ex-vereador e ex-deputado Nelson Nahim Matheus de Oliveira ; o também ex-vereador Marcus Alexandre dos Santos Ferreira; o ex-presidiário Leilson Rocha da Silva, mais conhecido como “Alex”; o policial militar Ronaldo de Souza Santos; e o empresário Renato Pinheiro Duarte, entre outros.
Os acusados foram condenados pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes entre outros. A maior pena aplicada foi de 31 anos para os condenados Leilson Rocha e Ronaldo Santos, sendo aplicada pena de 12 ao condenado Nelson Nahim.
De acordo com a denúncia, os réus mantinham e exploravam crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos de idade, em uma casa situada em Guarus, distrito de Campos dos Goytacazes, para fins de prostituição e exploração sexual. O lugar era mantido com as portas e janelas trancadas, com correntes e cadeados, sempre sob vigília armada. As vítimas eram obrigadas a consumir drogas, como cocaína, haxixe, crack, ecstasy e maconha, sem que pudessem oferecer resistência.


Crimes:
Os acusados foram condenados pelos crimes de quadrilha armada, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes entre outros.

PENAS, CONDENAÇÕES E ABSOLVIÇÕES:

A maior pena aplicada foi de 31 anos para os condenados Leilson Rocha e Ronaldo Santos
LEÍLSON ROCHA DA SILVA, VULGO “ALEX”, pelas práticas dos crimes previstos nos artigos: 148, III e IV, (quatorze vezes), n/f artigo 70, artigo 288, parágrafo único, artigo 230 § 1º, artigo 217-A, parágrafo 1º. (antigo 213), todos do Código Penal e artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente, todos na forma do artigo 69
do Diploma Penal, bem como ABSOLVÊ-LO da prática do crime previsto no artigo 33,
c/c 40, IV, da Lei 11343/2006, com fulcro no artigo 386, VII, do CPP. ( Condenado pela prática de crimes de cárcere privado, formação de quadrilha, estupro de vulnerável, exploração sexual e exploração sexual de menor).
RONALDO DE SOUZA SANTOS pelas práticas dos crimes previstos nos artigos 148, III e IV, (quatorze vezes), n/f artigo 70, artigo 288, parágrafo único, artigo 230 § 1º, artigo 217-A, parágrafo 1º. (antigo 213), todos do Código Penal e artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente e artigo 33, parágrafo 3º., c/c artigo 40, VI, da Lei 11343/2006, todos na forma do artigo 69 do Diploma Penal, bem como ABSOLVÊ-LO da prática do crime previsto no artigo 33, c/c 40, IV, da Lei 11343/2006, com fulcro no artigo 386, VII, do CPP. (Condenado pela prática de crimes de cárcere privado, formação de quadrilha, estupro de vulnerável, exploração sexual e exploração sexual de menor)

Ex-vereador Nelson Nahim – 12 anos
NELSON NAHIM MATHEUS DE OLIVEIRA pela prática dos crimes previstos nos artigos 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), em relação à vítima M., 344, ambos do CP e artigo 244-A, do ECA, todos na forma do artigo 69, do Código Penal. (Condenado pela prática de crimes de estupro de vulnerável, exploração sexual de menor e ameaça a testemunhas do processo)

Empresário Renato Duarte – 14 anos
RENATO PINHEIRO DUARTE pela prática dos crimes previstos nos artigos 230 § 1º, 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), em relação à vítima M., ambos do CP e artigo 244-A, do ECA, todos na forma do artigo 69, do Código Penal, bem como ABSOLVÊ-LO da prática de crime de estupro de vulnerável em relação à vítima L., na forma do artigo 386, VII, do CPP. (Condenado pela prática de crimes de estupro de vulnerável, exploração sexual e exploração sexual de menor)

Thiago Machado Calil e Fabricio Trindade Calil – 25 anos e 8 meses
THIAGO MACHADO CALIL pelas práticas dos crimes previstos nos artigos 148, III e IV, (quatorze vezes), n/f artigo 70, artigo 288, parágrafo único, artigo 230 § 1º, artigo 217-A, parágrafo 1º. (antigo 213), todos do Código Penal e artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente, todos na forma do artigo 69 do Diploma Penal, bem como ABSOLVÊ-LO da prática do crime previsto no artigo 33, c/c 40, IV, da Lei 11343/2006, com fulcro no artigo 386, VII, do CPP. (Condenado pela prática de crimes de cárcere privado, formação de quadrilha, estupro de vulnerável, exploração sexual e exploração sexual de menor)
FABRÍCIO TRINDADE CALIL pelas práticas dos crimes previstos nos artigos 148, III e IV, (quatorze vezes), n/f artigo 70, artigo 288, parágrafo único, artigo 230 § 1º, artigo 217-A, parágrafo 1º. (antigo 213), todos do Código Penal e artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente e artigo 33, parágrafo 3º., c/c artigo 40, VI, da Lei 11343/2006, todos na forma do artigo 69 do Diploma Penal, bem como ABSOLVÊ-LO da 134 Processo: 0008528-30.2010.8.19.0014 prática do crime previsto no artigo 33, c/c 40, IV, da Lei 11343/2006, com fulcro no artigo 386, VII, do CPP. (Condenado pela prática de crimes de cárcere privado, formação de quadrilha, estupro de vulnerável, exploração sexual e exploração sexual de menor)

Fabio Lopes da Cruz, Dovany Salvador Lopes da Silva, Gustavo Ribeiro Poubaix Monteiro, Robson Silva de Barros Costa – a 8 anos de reclusão
FÁBIO LOPES DA CRUZ pela prática do crime previsto no artigo 217- A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), do CP. (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)
DOVANY SALVADOR LOPES DA SILVA BATISTA pela prática do crime previsto no artigo 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), do CP, bem como ABSOLVÊ-LO do crime previsto no artigo 244-A, do ECA, na forma do artigo 386, VII, do CPP. (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)
GUSTAVO RIBEIRO POUBAIX MONTEIRO pela prática do crime previsto no artigo 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), do CP.  (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)
ROBSON SILVA DE BARROS COSTA pela prática do crime previsto no artigo 217-A, parágrafo 1º., do Código Penal (antigo 213, c/c 224 “c”., do CP) (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)

Ex-vereador Marcos Alexandre dos Santos Ferreira – 7 anos
MARCOS ALEXANDRE DOS SANTOS FERREIRA pela prática do crime previsto no artigo 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), do CP, bem como ABSOLVÊ-LO do crime previsto no artigo 244-A, do ECA, na forma do artigo 386, VII, do CPP.  (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)

Cleber Rocha da Silva – 6 anos e 6 meses
CLEBER ROCHA DA SILVA pela prática do crime previsto no artigo 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), do CP.  (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)

Empresário Jayme Cesar de Siqueira – 6 anos
JAYME CÉSAR DE SIQUEIRA pela prática do crime previsto no artigo 217-A, parágrafo primeiro (antigo 213, c/c 224, “c “), do CP.  (Condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável)

Sergio Crespo Gimenes Junior -1 ano e 6 meses
SÉRGIO CRESPO GIMENES JUNIOR pela prática do crime previsto no artigo 344, do Código Penal. (Condenado pela prática de crime ameça a testemunhas do processo)

FORAM ABSOLVIDOS:
SANDRA LÚCIA FARIA DO NASCIMENTO, RODRIGO FARIA DO NASCIMENTO, LUÍS AUGUSTO NUNES MACIEL, JOSÉ SIQUEIRA DE AZEVEDO, ROBSON CARDOSO MARINS E EVERALDO DE SANTANA.
Atualização:
Até agora 12 prisões foram efetuadas. Gustavo Peçanha e Dovany Salvador estão foragidos.
(Fonte: Assessoria do MP)
Saiba mais sobre o caso aqui
Defesa:
Advogado de Renato Duarte e Marcus Alexandre, João Paulo Granja de Abreu, destacou que o caso ocorreu em 2007 e que irá seguir a posição atual do STJ, segundo o qual quem responde em liberdade, recorre em liberdade. Ele disse, ainda, que entrará com pedido de liberdade e ressaltou que seus clientes negam qualquer participação no caso.
O ex-deputado Anthony Garotinho divulgou nota sobre a prisão, criticando o fato de a GloboNews ter ligado seu nome ao de Nelson Nahim, seu irmão. Veja a nota abaixo:

Lamento o comportamento da Globo News nesta manhã ao noticiar o caso “Meninas de Guarús”, que resultou na prisão de onze pessoas acusadas, entre outros crimes, de pedofilia. Entre os condenados estão policiais militares, empresários e o meu irmão mais velho, Nelson Nahim, que é advogado e político em Campos. A repórter da Globo News, num flash de 3 minutos em rede nacional, fez questão de afirmar cinco vezes que um dos presos condenado a 12 anos é irmão do ex-governador Anthony Garotinho. Isso é anti jornalismo porque ninguém pode ser responsabilizado por esse tipo de comportamento que é atribuído a um membro de sua família. Além disso, lamentavelmente, a política me afastou do meu irmão há mais de 6 anos, nunca mais nos falamos, inclusive na última eleição ao governo do Estado, ele foi candidato a deputado federal na coligação liderada pelo PMDB, e foi um dos coordenadores da campanha de Pezão no município de Campos contra mim. Amar um irmão não significa concordar com suas atitudes nem pessoais nem políticas. Sinceramente a Globo mais uma vez passa dos limites, e mostra sua falta de escrúpulos num momento de dor familiar tentando me associar ao fato, como se eu tivesse alguma responsabilidade pelos atos de meu irmão mais velho. Meu conforto às famílias que foram envolvidas como vítimas nesse episódio, afinal são meninas, e também aos familiares de todos os que foram presos nessa manhã, que obviamente também não têm culpa de nada.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Conta de luz com bandeira verde em junho

Foto: Folha da Manhã
A bandeira tarifária aplicada nas contas de energia elétrica em junho será a verde, ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este é o terceiro mês seguido em que a bandeira definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é verde. A decisão foi tomada nesta terça-feira em reunião extraordinária da diretoria da agência. Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira verde foi possível por causa do resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, houve o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico do país.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Mudança: só 30% dos aposentados seriam afetados

Os outros 70% são benefícios por idade, para os quais já é exigida idade mínima de 65 (homens) e 60 (mulheres)

Campos 24 Horas

A fixação de uma idade mínima de aposentadoria por tempo de contribuição atingiria, no limite, 30% dos aposentados.
Dados da Previdência mostram que, historicamente, essa é a parcela dos que conseguem receber o benefício do INSS considerando apenas o período de contribuição.
Os outros 70% são benefícios por idade, para os quais já é exigida idade mínima de 65 (homens) e 60 (mulheres).
Apesar de representarem menos de um terço dos aposentados, os beneficiários pelo critério exclusivo de tempo de contribuição respondem por 45% das despesas. Isso porque eles recebem, em média, o dobro do valor das demais aposentadorias. Eles também recebem o benefício por mais tempo.
A idade média dos aposentados por tempo de contribuição é de 55 anos –pelo critério da idade, a média sobe para 61 anos.
A proposta de colocar uma idade mínima para as aposentadorias por tempo de contribuição é uma das hipóteses em estudo no governo interino Michel Temer.
Para especialistas, a idade mínima para todos seria uma forma de reduzir a desigualdade. Antes de chegar à secretaria de Previdência, o economista Marcelo Caetano publicou estudo no qual aponta a falta de idade mínima como um fator concentrador de renda no país.
No estudo elaborado em conjunto com cinco servidores do Ministério do Planejamento e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Caetano afirma que quase dois terços das pessoas que se aposentam precocemente estão entre os 40% mais ricos da população.
Os aposentados precoces, diz o estudo, são homens com menos de 60 e mulheres com menos de 55 anos.
“Além de regressiva, a aposentadoria por tempo de contribuição, sem exigência de idade mínima, é algo raro no cenário internacional”, descrevem os autores. “O aumento das despesas em benefícios por tempo de contribuição vai piorar a desigualdade.”
O economista Pedro Fernando Nery, consultor legislativo do Senado e estudioso do tema, afirma que a idade mínima já existe para os trabalhadores mais pobres.
“A idade mínima não afetaria os trabalhadores mais pobres, aqueles que não conseguem décadas de inserção formal no mercado de trabalho. Para eles, a idade mínima já existe na prática.”
De acordo com o relatório do fórum que foi criado pela presidente afastada Dilma Rousseff para tratar da Previdência, além do Brasil, apenas três países adotam a aposentadoria por tempo de contribuição, sem requisito de idade: Irã, Iraque e Equador –este último com contribuição de 40 anos para todos. No Brasil, a exigência é 35 para homens e 30 para mulheres.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Alunos da rede estadual podem ter que estudar em janeiro e fevereiro


Secretário Wagner Victer afirmou que estudantes não perderão ano letivo e prometeu atender reivindicação dos jovens






O DIA
Rio - O secretário estadual de Educação, Wagner Victer, afirmou que os alunos das escolas do estado não perderão o ano letivo por causa da greve, que já dura há três meses. Em reunião com estudantes, promotores do Ministério Público e Defensoria Pública, na tarde desta quarta-feira, ele ressaltou que, caso os dias não sejam cumpridos, é possível que os jovens tenham que estudar em janeiro e fevereiro. "Pode ser prejudicial aos vestibulandos, já que a faculdade pode não aceitar uma declaração dizendo que o aluno ainda precisa completar a escola", destacou o secretário

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pré-candidato a prefeito, Fabio Ribeiro deixa secretaria e reassume cadeira na Câmara; Kelinho sai





Pré-candidato a prefeito de Campos e, o vereador licenciado Fábio Ribeiro deixou a Secretaria de Gestão de Pessoas de Contratos da prefeitura de Campos ontem. Nesta quarta-feira (1°) publicação do Diário Oficial do Município confirma que ele deixa a secretaria. Ao Campos 24 Horas, Fábio Ribeiro confirmou que retorna à Câmara Municipal na cadeira que era ocupada pelo suplente Kelinho.
Fábio está no páreo para concorrer à disputa da eleição de 2016 que elegerá o sucessor da prefeita Rosinha Garotinho, a Frente Popular Progressista, integrada pelo PR e mais 12 partidos coligados.

OS PARTIDOS QUE FORMAM A FRENTE – O grupo da Frente Popular e Progressista de Campos é formado pela por 12 partidos, casos do Partido da República (PR), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Solidariedade (SD), Partido Social Liberal (PSL), Partido Social Democrático (PSD), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).


Fonte Campos 24 Horas