quarta-feira, 18 de junho de 2014

Câmara irá à Saúde buscar documentos sobre repasses e serviços de hospitais


1
Na sessão de terça-feira (17) pela manhã, o vereador Nildo Cardoso cobrou do Hospital dos Plantadores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia a prestação de contas de 2013 solicitada durante a audiência pública realizada em maio sobre a questão do atendimentos dessas unidades hospitalares, que recebem verbas do poder público municipal.
“Todos tiveram o prazo de 15 dias, segundo ficou definido após a audiência, e estes hospitais, que recebem a maior porcentagem de verbas, não enviaram nada para nós. Solicito também ao Hospital João Viana, que mandou um documento defasado e sem detalhes, que nos envie o material completo”, afirmou Nildo.
Em seguida o presidente da Câmara, Edson Batista, lembrou o projeto de lei citado pela casa no começo do ano. “Começamos a debater um projeto de lei que obriga todas as instituições que recebem dinheiro público a contar com um portal da transparência para prestar esclarecimentos sobre essa verba pública investida. Existe um consenso entre os vereadores sobre a necessidade da aprovação desta matéria”, disse Batista.
A vereadora Dona Penha lembrou o fechamento da maternidade da Santa Casa de Misericórdia. “Acho uma falta de amor e responsabilidade com nossas grávidas, mães que contavam com esse pronto atendimento que sempre foi realizado com competência pelos profissionais do hospital. Estou engasgada com esse assunto”.
Paulo Hirano lembrou a responsabilidade das instituições. “O poder público contratualiza o serviço e faz o pagamento por ele. Cabe à instituição fazer a prestação de serviço, com a aquisição de material e pagamento de funcionários. Em momento algum o poder público interveio na decisão da Santa Casa. A instituição tomou essa decisão por conta própria e cabe a ela fazer a reativação do setor de maternidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário