Promoção acontece na próxima sexta-feira (29) e os consumidores devem pesquisar
o preço do produto antes de efetuar a compra, bem como as condições de
pagamento disponibilizadas
Na
próxima sexta-feira (29) acontece a Black Friday. A grande promoção surgiu nos
Estados Unidos e é realizada no dia seguinte ao tradicional feriado de Ação de
Graças. No Brasil, a data sempre acontece na última sexta-feira de novembro e
para orientar o consumidor nas compras físicas e online, o Procon/Campos reuniu
uma lista de cuidados.
Apesar
do sucesso e da data ter se tornado uma grande aposta para os vendedores e uma
oportunidade para a população, a Black Friday tornou-se também motivo de
compras insatisfatórias. O superintendente do órgão, Douglas Leonard, destaca
que os consumidores devem pesquisar o preço do produto antes de efetuar a
compra, bem como as condições de pagamento disponibilizadas.
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O consumidor deve ter atenção aos detalhes das ofertas, principalmente em
sites, verificando o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço
físico e eletrônico, canais de troca e reclamação, entre outros detalhes, que
podem fazer diferença para uma compra satisfatória, além de sempre pesquisar e
comparar preços com antecedência – comentou o superintendente.
Algumas
dicas do Procon foram selecionadas para que o consumidor não tenha problemas
durante a Black Friday, como evitar as tentações da compra por impulso, tendo
sempre em mente pesquisar o produto que deseja comprar e comparar os preços.
Também é fundamental verificar se a loja é de confiança, e principalmente em
compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os
meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra.
Nas
compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias
para se arrepender ou cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou
trocar por outro produto: não precisa de motivo para não querer mais o produto.
É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu
dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro
artigo.
Outra
dica importante é, em caso de erro por parte do fornecedor, o consumidor pedir
a troca: depois da compra, caso haja algum erro na entrega, o consumidor tem o
direito de solicitar a troca dentro do prazo estabelecido pelo lojista. Se o
problema persistir mesmo depois da troca, ele poderá pedir o cancelamento da
compra e a devolução do dinheiro. O consumidor também deve acompanhar os preços
dos produtos que deseja antes da Black Friday: um auxílio para essa tarefa são
os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um
histórico do valor do produto.
Ainda
de acordo com o Procon, o preço promocional não anula os direitos do consumidor:
os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem
mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos
com defeito no prazo por ela estabelecido. As informações sobre preço, prazo e
entregas devem estar em destaque e o consumidor tem que ter acesso a estas
informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja
para obtê-las antes do pagamento.
O
consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade
no ato da compra. Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a
compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser
cumprida de acordo com a divulgação. O comprador deve salvar ou imprimir tudo
que for relacionado à compra, guardar a oferta, o pedido, o prazo de entrega, o
comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados
ao produto que adquiriu.
Finalmente,
para uma boa compra, o consumidor deve evitar acessar links que direcionam para
páginas de fornecedores que costumam aparecer com frequência em redes sociais e
caixas de e-mail. É comum, nesse período de promoções, surgirem anúncios de
sites fraudulentos, com informações semelhantes às do site original. Desconfie
de produtos com valores muito abaixo do praticado no mercado.
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