segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo iniciada nesta segunda



Nesta etapa, o público alvo é pessoas que estão na faixa etária de 20 a 29 anos de idade

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, para adultos não vacinados, que estão na faixa etária de 20 a 29 anos iniciou-se nesta segunda-feira (18), nas salas de vacinação do município. A Prefeitura de Campos, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza doses da vacina em 41 salas, que estão funcionando de 8h às 17h. O Dia D para esse público está previsto para o próximo dia 30 de novembro.

Segundo o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos em todo país. O Departamento de Epidemiologia  reitera que não há casos confirmados da doença desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.

— Apesar de não haver casos da doença no município desde 2007, a partir da implementação do Sinan, precisamos entender a importância da vacinação e termos responsabilidade de nos proteger, já que o sarampo é uma doença extremamente contagiosa. O Dia D para o público-alvo será em 30 de novembro, com uma mudança nas salas de vacinação, que anunciaremos em breve – informou a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira. 

A Vigilância em Saúde ressalta que, a pessoa deve adiar a vacinação em caso de quadro febril agudo grave e gestação. Não vacinar caso seja portador de câncer; tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior a ser inspirado é com os pacientes alérgicos a proteína do leite. As reações aos alérgicos a ovo são menores.

O universitário Ricardo Rodrigues, de 25 anos, procurou um dos postos de vacinação para se prevenir. “ Aproveitei que hoje iniciou a vacinação e procurei para minha faixa etária e logo vim ao posto”, contou.

Sobre o Sarampo - A doença é transmitida com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. A vacina é a única forma de prevenção e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde. Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário