quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Psicopedagoga ministra curso de Libras no Espaço da Oportunidade





O curso tem duração de quatro meses, com turma de básico 1 e 2, que visa expandir o conhecimento da linguagem de sinais no processo inclusivo da educação especial.

A superintendência de Trabalho e Renda realizou na manhã desta quarta-feira (13), a aula inaugural de Língua Brasileira de Sinais – Libras - para os inscritos, no auditório da secretaria Municipal de Governo, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. O curso é fruto de uma parceria do órgão com a Centro de Formação Profissional Dígitus. As aulas são ministradas pela psicopedagoga Adriana Gomes. 

Segundo o superintendente Rogério Matoso, estão matriculados 40 alunos, com aulas que serão realizadas as quartas-feiras, das 8h às 10h, no auditório da secretaria de Governo. O curso tem duração de quatro meses, com turma de básico 1 e 2, que visa expandir o conhecimento da linguagem de sinais no processo inclusivo da educação especial. 

— Temos uma professora que tem um ótimo currículo, que trabalha com isso há muitos anos e é deficiente auditiva. A necessidade de comunicação básica é muito importante, pois no Brasil são cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva e a gente precisa difundir a Língua Brasileira de Sinais reconhecida por lei como a segunda língua oficial do Brasil. Estamos fazendo isso com responsabilidade, em que pessoas da nossa rede como os profissionais do Projeto Paraesporte, que trabalham diretamente com pessoas com deficiência também estão participando do curso — contou Rogério Matoso. "Fiquei muito empolgada com o convite do superintendente Rogério Matoso para essa possibilidade de instruirmos as pessoas que tenham interesse no curso de libras e não tinham esse alcance. O primeiro dia de aula foi muito especial e emocionante, a turma foi bem participativa e tenho certeza que esses quatro meses todos terão avanços", disse a psicopedagoga Adriana Gomes.  

A dentista Conceição Luiza Tavares, de 48 anos, contou o porquê da procura do curso de Libras. “Hoje se faz necessário saber os sinais de Libras, principalmente, eu que trabalho com diversas pessoas e preciso estar adequada a essa comunicação com a Língua Brasileira de Sinais. Já ministrei uma palestra, onde me deparei com a necessidade de me comunicar e eu não sabia. Foi assim que vi que era mais que preciso e, sabendo dessa oportunidade, logo me inscrevi e estou muito feliz em estar aqui”, disse. 

Participante do curso, o coordenador do projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), Fábio Coboski, fala da importância da Língua de sinais no campo de trabalho. “Para equipe do Paraesporte que está participando do curso é fundamental e imprescindível, pois a gente trabalha diariamente com pessoas com deficiência auditiva e a nossa equipe sabe vagamente a comunicação em sinais. Estar aqui participando, buscando aperfeiçoamento para que a gente possa lhe dá melhor com a nossa turma, para nós é extremamente importante”, relatou Fábio Coboski.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário