segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Editais de cultura 2016 com inscrições abertas até dia 30 de setembro


Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para os editais de cultura 2016 nas categorias: fotografia, documentário, artes plásticas e samba de terreiro.  As inscrições estão sendo feitas no Museu Histórico de Campos, no Centro. A iniciativa é do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), através do Fundo Municipal de Cultura, criado pela Prefeitura de Campos. O edital para o II Festival Curta Teatro seguem até o dia 23.

Os editais são voltados para artistas e ou grupos que queiram participar com financiamento e premiações previstas pelo programa de estímulo à produção artística, aprovado pelo Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura. Várias correntes estéticas estão sendo prestigiadas e, segundo o presidente do Comitê Gestor, professor Orávio de Campos, este é o segundo edital de cultura. “Esperamos que todos os produtores culturais estejam atentos aos regulamentos e prazos estabelecidos para a apresentação de seus projetos básicos”.

Áreas de atuação – No campo das artes cênicas, há propostas para Teatro Musical, Espetáculos de rua (stand-up, infantil, adulto e artes circenses) e o Festival Curta-Teatro. Nas artes visuais estão previstos um certame de documentários e uma mostra coletiva de fotografias, tendo como temática principal “Um olhar sobre a cidade”.

A novidade este ano é o Concurso Jovem Instrumentista, destinado aos talentos ora matriculados nas escolas de música da cidade. O regulamento prevê apresentações individuais, com qualquer instrumento, nas variações eruditas e ou populares. Ainda na música, haverá algo dedicado à cultura de raiz, que é o Festival de Samba de Terreiro.

Na arte de rua, haverá mostra de grafite, que já tiveram as inscrições encerradas, concurso de Street-Dance e Poesia Rap e na literatura também poderão concorrer os novos contistas, cronistas, poetas e autores de reportagens. São R$ 180 mil em premiações para os vencedores.

O prêmio especial, de R$ 10 mil, vai para a Folia de Reis “Estrela Guia”, do Parque São José, a única ainda existente no município de Campos. “A verba será destinada à reforma dos uniformes e abertura de oficinas específicas sobre a folia de Reis, que é uma manifestação ora sendo tombado como patrimônio nacional pelo IPHAN”, disse.

A divulgação dos selecionados da Mostra Fotográfica será no dia 07 de outubro e a exposição entre os dias 20 de outubro a 20 de novembro. O Campos Doc – um olhar sobre a Cidade terá divulgados os nomes dos vencedores no dia 20 de outubro.  A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes e a Associação Norte Fluminense de Artes Visuais (Anfav) promove este ano uma exposição de artes visuais, denominada “Salão de Artes Visuais Contemporânea”, “podendo participar artistas brasileiros ou estrangeiros naturalizados residentes na cidade de Campos dos Goytacazes”, informa o edital.

Compositores de samba de Campos poderão participar do I Concurso de Samba de Terreiro, que será realizado no dia 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O objetivo é fomentar e incentivar compositores das agremiações de samba, através de suas composições. Poderão participar compositores campistas, independente do Registro Profissional. Serão aceitos somente a participação de quem apresente trabalho, no âmbito do Samba de Terreiro, de temática livre.

Teatro até dia 23 - Os grupos de teatro amador ou profissional também podem realizar suas inscrições para participar do II Festival Curta Teatro. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 23 de setembro.  “O objetivo do Festival é fomentar a produção teatral, promover a formação de plateias, popularizar o acesso ao teatro e promover o intercâmbio entre os artistas locais, bem como incentivar a criação de novos grupos e companhias de teatro e a descoberta de novos talentos e dramaturgos”, disse a vice-presidente da FCJOL e coordenadora do Curso Livre de Teatro, Maria Helena Gomes.

Selecionados Festival Arte de Rua – No dia 31 de agosto, foram selecionados os grafiteiros que irão participar do Festival Arte de Rua. O tema que vai orientar as intervenções do II Encontro da Tribo Grafite será “Paisagens da Cidade - Educação”. As propostas selecionadas terão suas intervenções artísticas produzidas em local definido pela curadoria, nos dias e horários definidos conjuntamente, conforme estabelecido no regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário