segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Campos terá o 'Teste do Coraçãozinho' na rede pública


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Rápido e indolor, teste pode detectar precocemente cardiopatias importantes
Isaías Fernandes / Arquivo
Clique na foto para ampliá-la
Secretário de Saúde, Doutor Chicão destacou a importância do Teste do Coraçãozinho

O "Teste do Coraçãozinho" está em fase de implantação em Campos. A Secretaria Municipal de Saúde já comunicou às maternidades do município que devem adquirir o oxímetro de pulso para darem início à realização do exame. A Portaria do Ministério da Saúde que estabelece o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada em junho deste ano no Diário Oficial da União. 

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Doutor Chicão, informou que o serviço está em fase de implantação, assim como nos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro e será custeado pela prefeitura. Com a medida, a oximetria de pulso, como também é conhecido o teste, passa a fazer parte da triagem neonatal do SUS. "O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida. Em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico", explicou Doutor Chicão, que é pediatra.

Exame simples, rápido e indolor

O procedimento médico consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé do bebê. O teste do coraçãozinho é simples, rápido e indolor, e se junta a outros exames como os testes do pezinho (diagnostico precoce de oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas) e da orelhinha (diagnóstico precoce de perda auditiva).

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de 10 em cada mil nascidos podem apresentar alguma malformação congênita e, entre esses, dois podem ter cardiopatias graves e precisar de intervenção médica urgente.

O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário