quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aprovado projeto que autoriza contratação de financiamento para projeto do aeromóvel


O projeto de implantação de transporte urbano pelo aeromóvel em Campos deverá ser finalmente implementado. Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei n°0124/2014, enviado pelo Executivo, autorizando o governo municipal a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 439 milhões. A nova lei revoga a anterior, n° 8354 de 27 de maio de 2013, que autorizava R$ 300 milhões para o mesmo projeto.
O projeto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Fred Machado, Nildo Cardoso, Rafael Diniz e Marcus Weber (Marcão).

A vereadora Auxiliadora Freitas explicou o redimensionamento dos valores do projeto como exigências do governo federal. “A população esta exige mudanças na mobilidade urbana, que é prioridade, ao lado da saúde e educação. O anteprojeto foi analisado pelo governo federal onde foram reformulados alguns pontos para adaptações”, disse.

Presidente da Comissão de Transporte da Câmara, o vereador José Carlos Monteiro disse que recentemente esteve no Rio Grande do Sul, estado pioneiro na implantação do aeromóvel. “Voto favoravelmente ao projeto porque vi de perto que o projeto funciona muito bem e é muito importante para a mobilidade urbana local. Pude levantar que a construção do trecho de 1 km custou 43 milhões de reais e aqui nosso projeto prevê a construção de 13 km. Então, voto favorável por saber da necessidade do aumento da verba para a construção”.

O aeromóvel da capital gaúcha transporta cerca de 300 pessoas a cada cinco minutos num distância de um quilômetro, do aeroporto à próxima estação de metrô.

Mauro Silva afirmou que o projeto se justifica por se tratar de uma visão de futuro do governo para o município. “Quando o Trianon foi construído, muito se falou que seria um elefante branco e hoje temos um teatro que ficou pequeno, precisa de duas ou mais sessões para atender à demanda e o tamanho da nossa cidade. Assim, vejo o aeromóvel, como um passo de grande importância para a solução do problema da mobilidade em Campos”, declarou.

O vereador acrescentou ainda que os ajustes são necessários. “Não há razão para se estranhar esses ajustes, que são necessários para justificar custo e beneficio de uma obra. Da mesma forma, como foi feito no complexo Farol-Barra do Furado, onde foi igualmente feito um redimensionamento da obra com o aumento do calado em razão de previsão de uma demanda ainda maior do que fora estimado no projeto anterior”, explicou.

O vereador Marcão justificou o voto contrário da oposição, considerando “temerária” sua aprovação. “Acho temerário aprovar esta lei, pois nós não temos conhecimento do projeto. Não fica claro como esse valor será pago. Não voto em um projeto que eu não conheço”.

Nildo Cardoso entrou com um pedido de vistas de 48 horas visando adiar a votação do projeto na sessão da próxima terça-feira, mas a solicitação foi negada pela maioria da bancada governista. “Acho importante que neste período nós vereadores possamos saber em que exatamente será empregado esse recurso. Não encontrei no projeto em quantas parcelas será pago e qual o valor das mesmas”.

Vanguarda - Pela bancada governista, o vereador Abdu Neme ponderou que o projeto é de conhecimento dos vereadores. “Não há razão para tanta controvérsia, até porque o projeto foi exaustivamente discutido em várias sessões nesta Casa em 2013. Tivemos inclusive uma audiência pública tratando deste mesmo assunto. Campos entra na vanguarda da mobilidade urbana com a implantação de um transporte movido a energia limpa, sem contaminação do meio ambiente e por demais seguro” declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário