quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vacinação contra raiva no sábado


A Campanha Nacional de Vacinação contra Raiva animal acontece neste sábado (29). O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria de Saúde, montou uma programação com dezenas de postos espalhados pelo município, em áreas estratégicas. A expectativa é imunizar cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos.
De acordo com o diretor do CCZ, Cesar Salles, todos os cães e gatos acima de um mês de vida devem ser vacinados, desde que estejam saudáveis.
— Quem for levar o animal para vacinar deve tomar alguns cuidados. Os gatos devem ser levados em caixas de transportes ou sacolas de tecido. Já os cachorros, com coleira. Cães bravos devem estar usando focinheiras — disse Salles.
A raiva é uma zoonose transmitida do animal para o ser humano e não tem cura. Ao identificar que cães e gatos estão com suspeita da doença, os donos devem isolar os animais e entrar em contato pelo telefone 0800-2828822. Inúmeras ações realizadas pelo CCZ livraram Campos da raiva animal e humana.
Os animais de pequeno porte da cidade de Campos estão livres da raiva há mais de 10 anos, de acordo com o diretor do órgão, Cesar Salles. O município também não registra nenhum caso de raiva em humanos há mais de 5 anos: “Também fazemos o controle de morcegos hematófagos, orientação à população, visitas a comunidades rurais e distribuição de pastas vampiricidas. Quando a secretaria de Agricultura identifica a raiva em grandes animais, o CCZ também dispara ações no mesmo local, para evitar que a doença seja transmitida aos animais de pequeno porte”, disse o diretor.
Doença — A raiva é uma infecção viral mortal que pode ser transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida.
Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva deve receber vacinação antirrábica o mais rápido possível para a proteção.
A doença é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças.
Folha da Manhã

Lei Antifumo entra em vigor na próxima semana


tabagismo_fumante0509
Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje (27), a informação vem reforçar as medidas de prevenção da doença.

Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011 mas regulamentada em 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.
A norma também extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade emdisplays. Fica permitida a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo. Além disso, os fabricantes terão que aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo tabaco, que deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais.
Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, em áreas abertas de estádios de futebol, em vias públicas e em tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. Entre as exceções também estão cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar, caso isso faça parte do ritual.
Nas Américas, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 16 países já estabeleceram  ambientes livres de fumo em todos os locais públicos fechados e de trabalho: a Argentina, Barbados, o Canadá, Chile, a Colômbia, Costa Rica, o Equador, a Guatemala, Honduras, a Jamaica, o Panamá, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, o Uruguai e a Venezuela.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, estão relacionados ao tabagismo. A instituição estima que em 2012 foram diagnosticados mais de 27 mil novos casos da doença, considerada “altamente letal”.
Segundo o epidemiologista e consultor médico da Fundação do Câncer, Alfredo Scaff, o hábito de fumar está ligado não só a cânceres no aparelho respiratório, mas também a outros como de bexiga e intestino e pode causar outras doenças, como hipertensão e doenças reumáticas.
“A gente sempre associa o hábito de fumar ao câncer, mas não é só o câncer, são quase 50 doenças que ele pode causar, direta ou indiretamente”. Scaff lembrou que os males podem atingir a pessoa que fuma e a que está ao lado, o fumante passivo.
O epidemiologista conta que enquanto no fim da década de 80, uma pesquisa apontou que cerca de 35% da população adulta eram fumantes, esse número hoje gira em torno de 11%. Para ele, essa redução também se deve à legislação, que impede que as pessoas fumem em qualquer lugar, e às limitações de propaganda. “A entrada em vigor da Lei Antifumo vai limitar o lugar onde a pessoa pode fumar, isso já não permite que ela fume a todo momento. Só para lembrar, um tempo atrás, você podia fumar em avião, no ambiente de trabalho, dentro do cinema, em qualquer lugar podia puxar o cigarro”.
O especialista alerta que as pessoas precisam entender que o hábito de fumar é um vício, uma doença que precisa de tratamento. Ele ressalta que a rede pública disponibiliza em todo o Brasil medicamentos e insumos necessários para quem quer parar de fumar.
Para reforçar a importância da Lei Antifumo, a Fundação do Câncer, em parceria com a Aliança de Controle do Tabagismo, lança na semana que vem campanha informativa nas redes sociais. A campanha visa a conscientizar a população sobre o tema e repassar informações sobre a lei.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PM assassinado no Rio

Anderson Senna, do 41ºBPM (Irajá), foi morto na madrugada desta quarta-feira após ataque de bandidos na Avenida Brasil

MARCELLO VICTOR E TAMYRES MATOS

Soldado da Polícia Militar foi assassinado na madrugada desta quarta-feira, em Guadalupe. Ele era o caçula de três irmãos e tinha dois filhos
Foto:  Reprodução

Rio - Pai de dois filhos, o soldado da Polícia Militar Anderson Senna Freire, de 35 anos, foi mais uma vítima da violenta ação de criminosos na cidade. Morto na madrugada desta quarta-feira, na Avenida Brasil, altura de Guadalupe, quando retornava para o 41ºBPM (Irajá) onde era lotado, ele foi definido pelo tio como uma pessoa tranquila e do bem.
"Ele era muito brincalhão. Nem parecia que era PM. Só vivia brincando, rindo. Era um cara da melhor qualidade. A família inteira está arrasada", afirmou o bombeiro Robson Bispo, tio de Anderson, que estava no Instituto Médico Legal para a liberação do corpo.
Ele lembrou que seu sobrinho era o caçula de três irmãos e que morava com a mãe e um dos filhos. Além disso, o irmão de Anderson é sargento também da Polícia Militar. 
Segundo familiares que estiveram no IML, o sepultamento do PM, que inicialmente seria na tarde desta quarta-feira, passou para esta quinta-feira, às 9 e meia, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.
Ao lado do colega Bruno de Moraes, também soldado do 41ºBPM, Anderson Senna foi atingido na cabeça durante um ataque de bandidos. O crime aconteceu 24h depois da morte do PM Ryan Procópio, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Vila Kennedy, que foi torturado e morto por criminosos em Bangu.
Pelo menos três tiros perfuraram o vidro dianteiro do veículo policial e a lataria. Surpreendidos, os policiais não tiveram tempo de reagir e acabaram baleados. Socorridos para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, Senna morreu na unidade. Já o soldado Moraes, atingido no ombro, segue internado no local.

Viatura da PM foi alvo de vários tiros na Av. Brasil, altura de Guadalupe. O soldado Anderson Senna acabou morrendo e o policial Bruno de Moraes ficou ferido
Foto:  Divulgação / WhatsApp do DIA (98762-8248)

Adeus

Blog de Edson Batista 26 de novembro 2014 



·
Meu amigo e representante da Associação Mútua dos Ferroviários (Mútua) no Norte Fluminense também vice-presidente da Associação Campista de Aposentados e Pensionistas (Ascapem), Fernando Tavares Machado, faleceu nesta terça-feira (25) aos 77 anos, vítima de leucemia.


Um grande companheiro, que na ditadura militar foi preso político, fomos candidatos juntos a vereador nas eleições de 1988 pelo PDT e 1996 pelo PTB. Deixo aqui minhas condolências a família e um abraço fraterno ao seu filho e meu grande amigo Fernando Machado.

Fábio Ribeiro dá explicações sobre o concurso público



O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, explicou que o órgão, cauteloso diante da perda de receita de R$ 250 milhões pelo município em 2014, está realizando um estudo orçamentário para que, observando a Lei de Responsabilidade Fiscal e as necessidades do município, convoque os aprovados em 2015. 

Fábio destacou que é preciso responsabilidade por parte do município para a posse de novos servidores, uma vez que as economias mundial e nacional já apresentam um cenário de retenção de receita e contenção de gastos. 

O secretário informou que o município tem se antecipado à essa realidade iminente e planejado suas ações com base na execução da receita. "Nós estamos cumprindo o concurso de 2012, inclusive, o prazo já foi prorrogado. Mais de 3,5 mil concursados já foram convocados e 2.450 já tomaram posse, com um impacto de R$ 10 milhões ao mês na folha de pagamento", acrescentou.

Assecom da Prefeitura de Campos

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeitura paga esta semana e injeta mais de R$ 69 milhões na economia

    Gráfico: Secom
gráfico 2411cesec capa











A Prefeitura de Campos inicia nesta quarta-feira (26) o pagamento do funcionalismo referente ao mês de novembro. Como vem acontecendo, regulamente, o pagamento será efetuado nos três últimos dias úteis do mês, portanto, segue até sexta-feira (28). A folha de pagamento deste mês é correspondente a R$ 69 milhões.

De acordo com o calendário, nesta quarta-feira (26), estão recebendo os servidores com finais de matrícula 0, 1 e 2. Na quinta-feira (27) é a vez de quem tem matrícula com finais 3, 4 e 5. Já na sexta-feira (28) recebem os funcionários cujas matrículas terminam em 6, 7, 8 e 9. O valor liberado no primeiro dia será de R$ 20.739.118,16; no segundo, será R$ 27.655.515,44 e, no terceiro dia, R$ 20.689.568,51.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro, a prefeitura vem pagando aos servidores públicos municipais sempre nos três últimos dias úteis do mês. “A Prefeitura de Campos segue com seu compromisso de manter em dia o pagamento do funcionalismo municipal, valorizando os servidores, aquecendo a economia e atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal. Em que pese, a crise do cenário nacional e a frustração da receita dos royalties”, disse, lembrando que, em maio, a prefeitura concedeu reajuste de 10%, acima da inflação e, em junho, pagou a primeira parcela do décimo terceiro salário.
Enquanto a folha de novembro do ano passado foi de R$ 56.793.663,84. Este mês, foi de R$ 69.084.202,11. De um ano para o outro, registrou-se um crescimento de R$ 12.290.538,27, o que representa 22% a mais. De dezembro do ano passado a novembro deste ano, a prefeitura injetou R$ 729.279.106,80 na economia, através do pagamento dos servidores. “Só os admitidos no concurso público, representam R$ 10 milhões a mais na folha de pagamento, por mês. Se levarmos em conta as gratificações dos médicos que optaram pelo plantão de 12 horas, são mais 21 milhões desde junho, ou seja, R$2,7 milhões, por mês, a mais só com esta gratificação”.
Fábio Ribeiro explica que o crescimento vegetativo da folha de pagamento se deve à convocação dos aprovados no concurso público, realizado em 2012, para o preenchimento de vagas para funções de níveis médio e superior, e benefícios como enquadramento do Plano de Cargos e Salários dos profissionais da Educação, além do pagamento da promoção horizontal (letrinhas); 10% de regência para os profissionais que atuam em sala de aula e 100% do Regime Especial de Trabalho (RET), além de outras gratificações e isonomia entre os auxiliares de segurança que atuam no serviço de trânsito.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Campos terá o 'Teste do Coraçãozinho' na rede pública


Divulgação
Clique na foto para ampliá-la
Rápido e indolor, teste pode detectar precocemente cardiopatias importantes
Isaías Fernandes / Arquivo
Clique na foto para ampliá-la
Secretário de Saúde, Doutor Chicão destacou a importância do Teste do Coraçãozinho

O "Teste do Coraçãozinho" está em fase de implantação em Campos. A Secretaria Municipal de Saúde já comunicou às maternidades do município que devem adquirir o oxímetro de pulso para darem início à realização do exame. A Portaria do Ministério da Saúde que estabelece o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada em junho deste ano no Diário Oficial da União. 

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Doutor Chicão, informou que o serviço está em fase de implantação, assim como nos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro e será custeado pela prefeitura. Com a medida, a oximetria de pulso, como também é conhecido o teste, passa a fazer parte da triagem neonatal do SUS. "O exame é capaz de detectar precocemente cardiopatias graves e diminui o percentual de recém-nascidos que recebem alta sem o diagnóstico de problemas que podem levar ao óbito ainda no primeiro mês de vida. Em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico", explicou Doutor Chicão, que é pediatra.

Exame simples, rápido e indolor

O procedimento médico consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé do bebê. O teste do coraçãozinho é simples, rápido e indolor, e se junta a outros exames como os testes do pezinho (diagnostico precoce de oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas) e da orelhinha (diagnóstico precoce de perda auditiva).

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de 10 em cada mil nascidos podem apresentar alguma malformação congênita e, entre esses, dois podem ter cardiopatias graves e precisar de intervenção médica urgente.

O Diário

INSS libera pagamento de novembro e 2ª parcela do 13º

foto: Divulgação

previdencia
Os depósitos da segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começam nesta segunda-feira (24), juntamente com o pagamento da folha de novembro. No total, 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina.

No País, a folha de novembro vai pagar mais de 32 milhões de benefícios em um investimento de R$ 29,6 bilhões. O valor total da folha, considerando o pagamento da gratificação natalina ultrapassa R$ 44 bilhões. A diferença entre a quantidade de benefícios da folha e o número de benefícios da gratificação ocorre porque nem todos os segurados têm direito a receber o 13º. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais (LOAS) não recebem a gratificação, o que corresponde a cerca de 4,2 milhões de benefícios.
Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários podem acessar o contracheque na Agência Eletrônica no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou nos terminais de autoatendimento do banco em que o segurado recebe o benefício, a partir do dia 24 de novembro. Haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta segunda parcela.
Valor da segunda parcela do 13º – Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Calendário- Os depósitos começam nesta segunda-feira (24) para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com número final 1, desconsiderando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados, a partir do dia 1º de dezembro.
De 24 a 28 de novembro recebem os segurados que ganham até um salário mínimo e possuem benefícios de final 1 a 5, da seguinte forma: segunda, os de final 1; terça, os de final 2; quarta, final 3; quinta, final 4 e, na sexta, final 5. Os que possuem benefícios de final 6, 7, 8, 9 e zero recebem de 1 a 5 de dezembro. Os que recebem acima do salário mínimo também terão os valores liberados na primeira semana de dezembro, juntamente com a segunda parcela do 13° salário.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Segundo Dia D da Campanha contra pólio transferido para dia 29


A Secretaria Estadual de Saúde transferiu o segundo Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo do dia 22 para o dia 29 de novembro (Foto: secom)
A Secretaria Estadual de Saúde transferiu o segundo Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo do dia 22 para o dia 29 de novembro. A mudança se deve ao feriado estadual desta quinta-feira (20), quando se comemora o Dia da Consciência Negra, com ponto facultativo na sexta (21), visando não prejudicar a adesão das pessoas à campanha.

- A cobertura de vacinação em Campos está dentro da média estadual. Desde o início da campanha, em 8 de novembro, imunizamos cerca de 12 mil crianças no esquema VIP/VOP (pólio) e 9 mil crianças no seguimento sarampo. Cerca de 30 mil crianças deverão ser vacinadas contra estas doenças na nossa cidade - afirmou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão.
 
No município, mais de 60 postos de saúde participam da campanha. A estratégia é vital para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos.

 A vacina oral poliomielite (VOP) – em gotas – será utilizada prioritariamente. No entanto, as salas de vacinação disponibilizam a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.
 
Já a vacina tríplice viral, destinada à imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. Mais de 600 profissionais de saúde estão engajados na campanha. Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, a rubéola e a caxumba continuam disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Mega-Sena: prêmio de R$ 80 milhões na quarta

 Foto: Arquivo

mega-sena-acumulada nova
O concurso 1.654 da Mega-Sena, que será realizado na próxima quarta-feira (19), pode pagar um prêmio de R$ 80 milhões ao bilhete que acertar as seis dezenas sorteadas.
Devido ao feriado da Proclamação da República, o último sorteio foi realizado na sexta-feira (14). Nenhuma aposta acertou a seis dezenas. Os números sorteados foram: 01 – 21 – 22 – 27 – 32 – 45.
No sorteio, 134 apostas fizeram a quina e vão levar R$ 39.421,72 cada um. Outros 12.071 fizeram a quadra e ganharão R$ 625,17 cada um.
Normalmente, a Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2,50.
Mega da Virada
A Mega-Sena da Virada já começou a receber as apostas e a estimativa do prêmio, que será sorteado no dia 31 de dezembro, é de R$ 240 milhões.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o concurso é especial e não acumula caso ninguém acerte as seis dezenas. Desta maneira, o valor será rateado pelos apostadores que acertarem cinco números. Se não houver ganhadores nesta faixa, o prêmio será dividido com quem acertar a quadra e assim sucessivamente.
Se um apostador levar a bolada sozinho e aplicar o valor integral na poupança da Caixa, por exemplo, poderá ter uma renda de cerca de R$ 1,4 milhão por mês, o que equivale a mais de R$ 46 mil por dia.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aprovado projeto que autoriza contratação de financiamento para projeto do aeromóvel


O projeto de implantação de transporte urbano pelo aeromóvel em Campos deverá ser finalmente implementado. Na sessão ordinária desta quarta-feira (12), a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei n°0124/2014, enviado pelo Executivo, autorizando o governo municipal a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 439 milhões. A nova lei revoga a anterior, n° 8354 de 27 de maio de 2013, que autorizava R$ 300 milhões para o mesmo projeto.
O projeto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Fred Machado, Nildo Cardoso, Rafael Diniz e Marcus Weber (Marcão).

A vereadora Auxiliadora Freitas explicou o redimensionamento dos valores do projeto como exigências do governo federal. “A população esta exige mudanças na mobilidade urbana, que é prioridade, ao lado da saúde e educação. O anteprojeto foi analisado pelo governo federal onde foram reformulados alguns pontos para adaptações”, disse.

Presidente da Comissão de Transporte da Câmara, o vereador José Carlos Monteiro disse que recentemente esteve no Rio Grande do Sul, estado pioneiro na implantação do aeromóvel. “Voto favoravelmente ao projeto porque vi de perto que o projeto funciona muito bem e é muito importante para a mobilidade urbana local. Pude levantar que a construção do trecho de 1 km custou 43 milhões de reais e aqui nosso projeto prevê a construção de 13 km. Então, voto favorável por saber da necessidade do aumento da verba para a construção”.

O aeromóvel da capital gaúcha transporta cerca de 300 pessoas a cada cinco minutos num distância de um quilômetro, do aeroporto à próxima estação de metrô.

Mauro Silva afirmou que o projeto se justifica por se tratar de uma visão de futuro do governo para o município. “Quando o Trianon foi construído, muito se falou que seria um elefante branco e hoje temos um teatro que ficou pequeno, precisa de duas ou mais sessões para atender à demanda e o tamanho da nossa cidade. Assim, vejo o aeromóvel, como um passo de grande importância para a solução do problema da mobilidade em Campos”, declarou.

O vereador acrescentou ainda que os ajustes são necessários. “Não há razão para se estranhar esses ajustes, que são necessários para justificar custo e beneficio de uma obra. Da mesma forma, como foi feito no complexo Farol-Barra do Furado, onde foi igualmente feito um redimensionamento da obra com o aumento do calado em razão de previsão de uma demanda ainda maior do que fora estimado no projeto anterior”, explicou.

O vereador Marcão justificou o voto contrário da oposição, considerando “temerária” sua aprovação. “Acho temerário aprovar esta lei, pois nós não temos conhecimento do projeto. Não fica claro como esse valor será pago. Não voto em um projeto que eu não conheço”.

Nildo Cardoso entrou com um pedido de vistas de 48 horas visando adiar a votação do projeto na sessão da próxima terça-feira, mas a solicitação foi negada pela maioria da bancada governista. “Acho importante que neste período nós vereadores possamos saber em que exatamente será empregado esse recurso. Não encontrei no projeto em quantas parcelas será pago e qual o valor das mesmas”.

Vanguarda - Pela bancada governista, o vereador Abdu Neme ponderou que o projeto é de conhecimento dos vereadores. “Não há razão para tanta controvérsia, até porque o projeto foi exaustivamente discutido em várias sessões nesta Casa em 2013. Tivemos inclusive uma audiência pública tratando deste mesmo assunto. Campos entra na vanguarda da mobilidade urbana com a implantação de um transporte movido a energia limpa, sem contaminação do meio ambiente e por demais seguro” declarou.

Edson Batista sugere CPI da Seca


Ao final da sessão de hoje (12/11) da Câmara de Campos, logo após o vereador Mauro Silva (PT do B) listar uma série de problemas enfrentados pelos produtores rurais do município por conta da seca, o presidente do Legislativo, vereador Edson Batista (PTB) sugeriu a abertura da CPI da Seca.
“Agradeço ao presidente pela sugestão e vamos protocolar todos os documentos necessários para a abertura desta CPI. O nosso objetivo é convocar representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente)  e de outros órgãos que podem interagir e contribuir para amenizar os problemas sérios causados pela seca”, disse Mauro Silva.
Emergência em SJB - Depois de São Fidélis, foi a vez de São João da Barra decretar situação de emergência em função da seca que atinge a região Sudeste há 11 meses. O decreto, assinado pelo prefeito José Amaro de Souza (Neco), foi publicado na terça-feira (11/11), no Diário Oficial. A informação pode ser conferida no site da Folha (aqui).

Divulgado o gabarito oficial do Enem; confira

gabarito

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (12) o gabarito oficial das provas do Enem 2014, realizado no último fim de semana.
A edição deste ano teve 8,7 milhões de inscritos, mas segundo dados preliminares, a taxa de abstenção foi de 28,64% (o que corresponde a 2,49 milhões de pessoas).
Durante dois dias, os candidatos responderam 180 questões objetivas de ciências humanas e da natureza, matemática e linguagem. Também foi exigida uma redação sobre o tema “publicidade infantil em questão no Brasil”. Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.
O Enem se consolidou como principal porta de acesso às universidades federais do país. A prova também pode ser utilizada para certificação de conclusão do ensino médio e é pré-requisito para programas como Ciência sem Fronteiras (bolsa para estudos no exterior), Prouni (bolsa para cursar graduação em escola privada) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Confira abaixo:
Gabarito das Provas de Sábado
Gabarito das Provas de Domingo

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos no Brasil, aponta estudo


Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Levantamento do ano de 2013 foi apresentado em SP.

Kleber TomazDo G1 São Paulo
Apresentação do 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Foto: Kleber Tomaz)Apresentação do 8ª edição do Anuário Brasileiro
de Segurança Pública (Foto: Kleber Tomaz)
Uma pessoa é assassinada a cada dez minutos no Brasil, segundo levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados de 2013 foram divulgados nesta terça-feira (11) durante evento em São Paulo que marca a divulgação da 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

No total, 50.806 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos no Brasil no ano passado. Isso corresponde a 5,8 pessoas assassinadas a cada hora.
O índice ficou em 25,2 vítimas a cada grupo de 100 mil pessoas. Em comparação com 2012, quando a taxa de homicídios era de 25,9, houve redução de 2,6%. Mas, de acordo com o levantamento, houve aumento do número de vítimas. Em 2012, eram 50.241.

A diretora executiva do fórum, Samira Bueno, afirma os números apontam uma estabilização nos números de homicídios no país. “É a primeira vez que mostramos estabilização de homicídios no país. Isso tem de ser comemorado”, declarou.
Números nos estados
Em 2013, a Bahia foi o estado com maior número de mortos: 5.440 (taxa de 36,1 a cada grupo de 100 mil pessoas). Alagoas registrou a pior taxa do país no período: 64,7 vítimas a cada 100 mil pessoas. Rio Grande do Norte teve o maior crescimento na taxa de vítimas por 100 mil pessoas: 93,2% em 2013 ante 2012, com taxa saltando de 11,4 para 22,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
O Paraná foi o estado em que o total de vítimas mais caiu. Em 2012, foram 3.135 mortos e, em 2013, 2.572 - redução de 17,9%. E São Paulo se manteve como o estado com a menor taxa de vítimas a cada grupo de 100 mil pessoas: 10,8. Em números absolutos, reduziu o total de vítimas de homicídio doloso de 5.209 em 2012 para 4.739 em 2013 - melhora de 9,2%.
Homicídios a cada 100 mil habitantes em 2013
Alagoas
64,7
Ceará
48,3
Espírito Santo
40,6
Sergipe
40
Goiás
39,9
Pará
39,9
Paraíba
38,6
Bahia
36,1
Mato Grosso
32,6
Pernambuco
31,9
Rio de Janeiro
28,9
Rondônia
27,1
Distrito Federal
25,7
Acre
25
Amazonas
23,8
Paraná
23,3
Maranhão
23,2
Rio Grande do Norte
22,1
Amapá
21,5
Minas Gerais
20,7
Roraima
20,6
Mato Grosso do Sul
20,1
Tocantins
19,6
Rio Grande do Sul
18,1
Piauí
15,9
Santa Catarina
10,8
São Paulo
10,8
Fonte: 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Para Renato Sergio de Lima, vice-presidente do Fórum, o Brasil tem experiências que permitiriam a redução no número de homicídios. "É possível reduzir, sim, com os esforços e dinheiro disponível. Isso inclui Ministério Público, Justiça e sistema prisional. Não é só polícia. Nossas forças policiais, Ministério Público e Judiciário estão batendo cabeça."
Lima destaca que a violência é também um problema econômico. "Violência não é só um problema social que mata uma pessoa a cada dez minutos, é um problema econômico. Essa é uma mensagem que tem que ser dada ao Congresso para que a próxima legislatura não reproduza o que foi feita nesta legislatura", disse.

O fórum indica que é possível reduzir as taxas de homicídio em 65,5% até 2030, o que implicaria numa melhora de 5,7% ao ano. A projeção se baseia "na análise de comportamento de diminuição de homicídios no estado de São Paulo, a partir da década de 1990, em um trabalho desenvolvido a pedido do Instituto Lafer, e nas experiências de Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais", informa o texto. Em resumo, seria necessário focar esforços de forma integrada: aproximação da população, uso intensivo de informações e aperfeiçoamento da inteligência e investigação, segundo o fórum.

Estupros
O Brasil registrou em 2013, 50.320 casos de estupro, 96 a mais do que o registrado em 2012. PAra o fórum, isso significa uma estabilização. Apesar disso, o órgão "estima, contudo, que o país tenha convivido com cerca de 143 mil estupros no transcorrer de 2013".

A projeção se baseia no fato de haver subnotificações de estupro no país. De acordo com o fórum, a National Crime Victimization Survey (NCVS) informa que somente 35% das vítimas prestam queixas. Por isso, o fórum estima que a cada hora 16 estupros ocorreram no Brasil em 2013.
Analisando somente os boletins de ocorrência, ocorreu um estupro a cada dez minutos. São Paulo responde por 1/4 (23,96%) dos estupros no país no ano passado: 12.057. Mas o número representa redução de 6,43% em relação ao mesmo período de 2012, quando foram registrados 12.886 estupros.
Rio Grande do Norte foi o estado com maior redução desse tipo de crime no país - 28,27% (caiu de 329 casos para 236). Já o Amazonas foi o estado que registrou maior aumento no número de estupros: subiu de 1.031 casos para 1.433.

Detentos
O número de presos no sistema penitenciário no Brasil cresceu 5,37% entre 2012 e 2013, "sobrecarregando ainda mais o já superlotado sistema penitenciário brasileiro". Em São Paulo, o número saltou de 184,4 mil, no fim de 2012, para 202,7 mil em 2013.
No mesmo período, o total de vagas nos presídios aumentou em ritmo inferior, saindo de 102,1mil para 105,3 mil - crescimento de 3,13%. O déficit de vagas nos presídios brasileiros cresceu 9,77% entre 2012 e 2013. Faltam 220 mil vagas no sistema prisional brasileiro. Em números absolutos, a pior situação é de São Paulo onde o déficit é de 97,3 mil vagas.

A diretora executiva do fórum destacou que a maior parte dos presos estão detidos por causa de crimes patrimoniais. “A minoria está presa por crimes contra a vida”, observou. Ela ainda ressalta que o número de jovens envolvidos em crimes contra a vida é baixo. “Um percentual pequeno de jovens estiveram envolvidos em crimes contra a vida. Isso é importante quando queremos discutir redução da maioridade penal”, observou.

Custos x mortes
Os custos com a violência no Brasil chegaram a R$ 258 bilhões no ano passado – quase 6% do PIB, que é a soma de todas as riquezas que o país produz em um ano.

O anuário mostra que, em 2013, 2.212 pessoas foram mortas pela polícia em todo o país. Foram seis mortes por dia em confrontos. A comparação com a polícia dos Estados Unidos mostra uma explosão no número de casos. Nos últimos cinco anos, as polícias brasileiras mataram 11.197 pessoas, enquanto a dos EUA levou 30 anos para atingir quase o mesmo número de mortes: 11.090.

Policiais também foram vítimas. Em 2013, 490 foram mortos no país – 75% estavam fora de serviço. 11% dos homicídios do mundo aconteceram no Brasil. A violência tem um custo alto para toda a sociedade.

Para os especialistas, a violência só vai cair se houver integração dos poderes.

Descrença
Um estudo feito em oito estados pela Fundação Getúlio Vargas, também divulgado no anuário, mostrou que 57% dos entrevistados acreditam ser possível desobedecer as leis. Pior: 81% dizem que é sempre possível “dar um jeitinho” para não cumprir as leis.

A análise dos especialistas é de que esses dados são fortes sinais de que a população convive com a sensação de impunidade. E quanto maior a renda, maior a sensação de impunidade: é em Brasília que está a maior parte das pessoas que acham que é possível “dar um jeitinho".