quarta-feira, 2 de abril de 2014

Acervo do Monitor chega a Campos no próximo dia 16


O acervo histórico e cultural do extinto jornal Monitor Campista estará definitivamente de volta a Campos. No próximo dia 16 de abril, será realizada uma solenidade da entrega desse material, que consiste não apenas no arquivo do jornal, o terceiro mais antigo do País, mas nos objetos e peças.
A Câmara e os Diários Associados acordaram quanto ao local que abrigará a coleção que data de 1834 a 2009. Num primeiro momento, o acervo irá para a própria Câmara; depois, para o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, na estrada entre Goytacazes e Tocos.
“O processo de discussão já foi concluído, o acervo entregue à Câmara resgatando 200 anos de historia terceiro jornal mais antigo do Brasil será no dia 16. Vamos preparar uma solenidade simples, mas significativa, e que representa uma conquista não apenas da Câmara, do Executivo, da Associação de Imprensa Campista, enfim, de toda a sociedade”, declarou o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.
Edson Batista lembrou que o jornal retrata um pedaço importante da história de Campos. “O acervo é um patrimônio histórico e cultural de Campos. Portanto, seu lugar é em Campos. Foi uma grande conquista para o povo campista, que mais uma vez comprova o apreço que tem por sua história”, reforça o presidente do Legislativo.
Na sessão desta terça-feira (01), a Câmara deve aprovar uma Moção de Aplausos para o superintendente do grupo Diários Associados; a superintendente de Projetos Corporativos da empresa, Vânia Caldas; e o coordenador interino do Centro de Documentação do grupo, Pedro Moreira.
“O Monitor Campista retornará ao lugar de onde nunca deveria ter saído”, afirmou o diretor de Multimídia da Câmara Municipal, Wilson Heindenfelder, que intermediou as gestões para a concretização do termo de doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário