quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sessão especial para homenagear a Uenf pelos seus 20 anos


Instituição de ensino superior que veio para transformar a realidade regional de Campos e do Norte Fluminense, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uenf) completa 20 anos nesta sexta-feira (16), às 9 horas. Para marcar a data, a Câmara Municipal de Campos se associa a uma intensa agenda de comemorações promovida esta semana por sua reitoria, com a realização de uma sessão especial, iniciativa da vereadora Professora Auxiliadora Freitas, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa.
A solenidade contará com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais e homenagens póstumas à Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Oscar Niemeyer, seus principais idealizadores e incentivadores.
Outras personalidades serão igualmente homenageadas, como o deputado federal Anthony Garotinho (prefeito da época do início da construção da universidade); os ex-deputados estaduais Fernando Leite e Barbosa Lemos; o primeiro reitor da Uenf, Wanderley de Souza; além de professores, militantes partidários, ex-alunos e funcionários da instituição. 

Para Auxiliadora Freitas, o legislativo municipal não poderia ser omisso ao aniversário da instituição. “No passado, sonhamos com a instalação de uma universidade pública aqui em Campos. Não fosse a luta de muitos educadores, ativistas da cultura, das artes, e de agentes políticos da época, a Uenf certamente teria sido instalada em outra cidade. Tudo aquilo que idealizamos se tornou uma realidade que completa 20 anos de muitas contribuições para o desenvolvimento e avanço do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, através de suas pesquisas e a formação de bons profissionais em diversas carreiras”, disse a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário