sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Câmara Municipal debate a Oncologiaa



A Câmara Municipal de Campos realizou na tarde desta quinta-feira (29) Uma sessão especial para discutir a Oncologia. O autor da ideia, vereador Miguelito que já teve câncer na garganta e foi curado, apresentou requerimento solicitando essa reunião especial trazendo ao plenário diversos médicos para discutir as condições atuais do tratamento da doença no município, ouvir exemplos e sugerir melhoras.

O presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista abriu a reunião e chamou os convidados:  O oncologista clínico da equipe Oncobeda, Diogo Neves,  o diretor hospitalar da Fundação Cristiano Varela, o Hospital do Câncer de Muriaé, em Minas Gerais, Sérgio Dias, representantes da Beneficência portuguesa e do Hospital Alvaro Alvim, além de pessoas da comunidade em geral.

O presidente da Câmara passou a palavra para o vereador Miguelito que contou toda sua história sobre o câncer que já teve que o deixou com problemas na voz. Em seguida, o vereador Kellinho falou que tinha apenas 23 anos quando perdeu seu pai e no ano seguinte perdeu a mãe, ambos vítimas de câncer e ainda novos com pouco mais de 40 anos.

O oncologista  da Oncobeda, Diogo Neves, mostrou a todos presentes como funciona a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a primeira com radioterapia do Norte Fluminense. Ele apresentou o quadro de profissionais que atuam no corpo clínico e suas respectivas especialidades. São ao todo quatro salas de cirurgias, Centro de terapia Intensiva, emergência 24 horas, cinco consultórios, doze enfermarias com ar condicionado e bem equipadas para garantir um conforto maior aos pacientes, além de radioterapia e tomógrafo.

O diretor hospitalar da Fundação Cristiano Varela, o Hospital do Câncer de Muriaé, em Minas Gerais, Sérgio Dias, falou que o
hospital, que é referência nacional de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia  (Unacon), fica a 127 quilômetros – em linha reta – de Campos. Ele disse  que Muriaé é um exemplo a ser seguido, pois atende  não só pacientes particulares como também os doentes do SUS. “Mensalmente. Atendemos 30 mil pacientes abrangendo cerca de 270 municípios, aproximadamente cinco milhões de pessoas”.

Além disso, o Hospital realiza exames, radioterapia e realiza cirurgias, pois os equipamentos são de última geração, como por exemplo, três aceleradores lineares. O hospital recebe uma pequena verba do SUS do governo do estado, mas 93% do atendimento é custeado pelo SUS. “Nós trabalhamos com o comprometimento em oferecer o melhor atendimento ao paciente com bons profissionais e médicos com dedicação exclusiva. Temos 143 leitos, mas em 2014 serão  ampliados, com a construção de mais 120. Só trabalhamos com pacientes com diagnóstico de câncer. Não trabalhamos com a prevenção”, ressaltou o médico.

Os vereadores Edson Batista, Miguelito, kellinho, Rafael Diniz, José Carlos e Paulo Hirano agradeceram a presença de todos os médicos e representantes e ressaltaram a importância da escolha do tema. “Muitos pacientes com câncer morrem mensalmente, o que poderia ser evitado se as pessoas se prevenissem da doença, fazendo exames  anualmente, tanto os homens como as mulheres”, concluiu o vereador Miguelito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário