segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Câmara divulga calendário de agosto


FOTO DE VILMAR BRUM



O calendário de sessões especiais de agosto da Câmara Municipal de Campos, para a discussão de diferentes temas de interesse da sociedade, começou nesta segunda-feira (12), com o movimento comunitário representado pela Federação das Associações de Moradores de Campos (Famac). A sessão, de iniciativa do vereador Jorge Magal, que teve inicio às 10h,  inclui a abordagem de problemas e reivindicações de lideranças comunitárias e moradores dos bairros e distritos campistas.

Nesta terça (13), às 17 horas, será a vez do presidente da Coagro, Frederico Paes, que falará na Tribuna Livre sobre as perspectivas do setor com os investimentos do Fundecana e a reabertura da Usina Sapucaia.

No mesmo dia, na Tribuna Livre, os trabalhadores que atuavam na reciclagem de lixo na Codin falarão sobre a criação de uma cooperativa dentro do projeto de ampliação da coleta de lixo pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Praças e Jardins. O secretário e vereador licenciado Jorge Rangel estará presente, além de representante dos trabalhadores.

Na quarta-feira (14), o Indice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Campos será o tema abordado na sessão especial que terá como palestrante o médico Charbel Kuri, superintendente de Saúde da prefeitura; o secretário municipal de Familia e Asssitência Social, Geraldo Venâncio, e o representante da Firjan, Luiz Mário Concebida.

Na sexta-feira (16), uma sessão solene prestará uma homenagem, com um ato cultural, pelos 20 anos de criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), iniciativa da vereadora Auxiliadora Freitas.

No dia 23, cessão do plenário para a Fundação Municipal da Infância e da Juventude.

As perspectivas do setor da pesca do município, com a instalação do Terminal Pesqueiro no Farol de São Thomé, será o assunto a ser abordado na sessão especial do dia 26/08, requerimento de autoria do vereador Nenem.

No dia 28 (quarta-feira), o problema da coleta de sangue no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado será o tema da sessão especial convocada pela Mesa Executiva e o vereador José Carlos Monteiro. O eixo da discussão reside em como fazer a coleta regional e a responsabilidade do governo estadual no custo do financiamento das agâncias transfusionais em quatro hospitais de Campos.

Infovia do Saber - No dia 29 (quinta-feira), o assunto será os avanços da inovação tecnológica de Campos, através da Infovia do Saber. O projeto prevê a universalização do acesso a um banco de dados sobre a produção acadêmica nas universidades de Campos, que será facilitada através da instalação de um sistema com cabos de fibra ótica que permitirá inclusive que o material de teses de mestrado e doutorado sejam igualmente disponibilizados.

No plenário, às 9 horas, as presenças do gerente administrativo do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Robson Cola, além de representantes da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), do IFF( Instituto Federal Fluminense), além de outras instituições de ensino superior.

Por sua vez, a oncologia e as expectativas de Campos em breve se transformar num centro de excelência de tratamento de pacientes com câncer será o assunto de outra sessão especial no mesmo dia 29/08 (quinta-feira), às 16h, iniciativa da Mesa Executiva e do vereador Miguelito.

O presidente da Câmara, Edson Batista, lembrou que o Legislativo campista permanece atento às reivindicações da sociedade. "Muito antes das manifestações nas ruas, a Câmara já havia aberto espaço para o diálogo e a interlocução com a sociedade civil organizada, demonstrando que se encontra na vanguarda dos avanços de nossa democracia, que exige não apenas representação, mas participação dos movimentos sociais com os representantes eleitos no processo de discussão de uma nova sociedade. A democracia e a política não se esgotam no dia da eleição, após o resultado das urnas, mas corresponde a um processo contínuo de participação de todos os agentes", concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário