quarta-feira, 10 de julho de 2013

Câmara e manifestantes discutem pauta e abrem canal de interlocução

                          
 
 
A Câmara Municipal de Campos e o Cabruncos Livres abriram nesta terça-feira (09) um canal de interlocução. Os manifestantes e o poder constituído começaram a discussão de uma pauta de sugestões do movimento em reunião, no Palácio Nilo Peçanha, onde o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, e o líder da bancada governista na Câmara, vereador Paulo Hirano, ouviram uma comissão formada por médicos e estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que nos últimos dias tem ocupado as ruas da cidade para reivindicar maior participação nas decisões da política local.

 Os manifestantes reivindicam que alguns pontos como o orçamento participativo e a eleição para diretores de escolas e creches sejam incluídos na Lei Orgânica do Município. Os três pontos principais de discussão foram educação, saúde e transporte.
 
Em grande parte dos assuntos abordados, houve consenso entre os manifestantes e os vereadores, mas divergências surgiram em alguns pontos. A eleição para a escolha dos dirigentes das unidades de ensino foi o assunto que mais gerou discussão. “Nosso compromisso é o de levar essas sugestões para serem analisadas pelo conjunto dos vereadores. Se serão aprovadas, depende de densidade política e de uma correlação de forças representada pelo conjunto de vereadores”, disse Edson Batista.
 
Outras sugestões foram a convocação dos professores aprovados no concurso; a reabertura de escolas na zona rural; a revitalização do SUS, isonomia salarial; implantação do Plano de Carlos e Salários; a regularidade nos horários e melhoria da qualidade no transporte urbano; entre outras reivindicações. “A discussão foi produtiva, podemos avançar. Espero que o doutor Edson Batista, com sua história de vida e seu passado limpo, seja um bom interlocutor para que possamos construir juntos uma pauta que beneficie a coletividade”, disse o médico Erick Shunk.
 
Nas últimas manifestações pelo País, os movimentos tem levado faixas para as ruas e clamado pela melhoria do transporte público, saúde e educação.  “Muito antes de a população ter ido às ruas reivindicar ser ouvida pela classe política, a Câmara mantinha uma interlocução com a sociedade. Temos um canal permanente com a população, através das audiências públicas e sessões especiais, onde são debatidos todos esses temas e muitos outros de interesse da sociedade”, comentou Edson Batista.
 
O presidente da Câmara ressalva que a melhoria da qualidade dos políticos depende também da evolução da sociedade. “Os políticos não vierem de Marte ou de outro planeta. A sociedade precisa avançar para melhor acertar na escolha de seus representantes. O político que a sociedade elege reflete as suas virtudes e seus defeitos”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário