quarta-feira, 31 de março de 2021

Ex-vereador Zé Carlos testa positivo para Covid-19


Ele está em casa, isolado e sem necessidade de internação até o momento

BLOG DO CLÁUDIO ANDRADE 
POR CLÁUDIO ANDRADE
 
31 DE MARÇO DE 2021 - 12h30
(Foto: Arquivo/Carlos Grevi)

O ex-vereador José Carlos, usou as redes sociais na última terça-feira, (30), para informar que testou positivo para Covid-19. Ele está em casa, isolado e sem necessidade de internação até o momento.

No anúncio, Zé Carlos pediu a atenção das pessoas para o uso de máscaras, agradeceu o carinho e disse ainda contar com a oração de todos.

“Venceremos mais essa batalha”, disse.

terça-feira, 30 de março de 2021

Quarta-feira tem vacinação da primeira dose contra Covid para mulheres de 72 anos ou mais



Vacinação em Campos
Vacinação em Campos / Divulgação - Prefeitura de Campos
Nesta quarta-feira (31) tem vacinação 1ª dose para mulheres com 72 anos ou mais e 2ª dose dos profissionais da saúde. Na quinta-feira (1º) serão imunizados os homens com 72 anos ou mais.
Os idosos devem apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A imunização segue através do sistema de distribuição de senhas, no horário das 9 às 15h.
CRONOGRAMA
A PARTIR DE 72 ANOS 1ª DOSE
Drive Uenf
Drive Guarus Plaza
UBS Poço Gordo
UBS Eldorado
Vila Olímpica Esplanada
UBS Penha
Escola Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Tocos
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UBSF IPS
ESF Santa Helena
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBS Custodópolis
Fundação Municipal de Esportes
IDOSOS EM GERAL 2ª DOSE
Clube da Terceira Idade
PROFISSIONAIS DA SAÚDE 2ª DOSE
Anexo do Hospital Plantadores de Cana
Fonte: Prefeitura de Campos

quinta-feira, 25 de março de 2021

Vacinação sábado e domingo para idosos a partir de 74 anos e profissionais de saúde

 

No domingo será o último dia de vacinação para os profissionais de saúde

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informa que neste final de semana (sábado, 27) e (domingo, 28) irá realizar repescagem para vacinar os profissionais de saúde e idosos com idade acima de 74 anos, que não foram imunizados ao longo desta semana. Nesta sexta (26) serão divulgados os locais. A subsecretaria alerta que domingo será o último dia de imunização dos profissionais da saúde.

 

A vacinação segue através da distribuição de senhas. Os profissionais que não tiverem comprovação dos respectivos conselhos, devem apresentar o documento de vínculo trabalhista. Já os acadêmicos universitários devem apresentar a declaração com comprovação de estágio da instituição que deve ser de Campos. Lembrando que são estagiários dos cursos de saúde.

 

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o município está vacinando trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

 

Campos segue imunizando dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) e aguarda a chegada de novas doses para ampliar ainda mais o calendário de vacinação.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Vacinação contra Covid-19 para acamados prossegue nesta quarta

 

  

A vacinação contra a Covid-19 para acamados continua nesta quarta-feira (24). Desta vez as equipes de saúde irão aplicar a 1ª dose em pessoas que não podem se locomover dos Parques João Maria e Custodópolis.

Campos saiu na frente em relação a muitas cidades do país e mantém a tradição de 30 anos de imunização de grupo de pacientes

A imunização será feita através do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros onde os agentes já atuam, bem como atenderão os pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e home care. Já nos bairros onde não há ESF, a vacina será aplicada por equipes da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav).

O agendamento continua e deve ser feito pelos seguintes telefones: (22) 98119-2588 ou (22) 98179-4664, através de mensagens via SMS ou WhatsApp.

O responsável deve deixar em um destes números as seguintes informações: Nome do paciente, CPF, data de nascimento e endereço completo.

terça-feira, 23 de março de 2021

Prefeitura aluga mais dez leitos

Para atender as demandas da pandemia da Covid-19, que tem provocado 100% de ocupação dos 119 leitos de UTI destinados para o tratamento de pacientes nos hospitais de Campos, o Prefeito Wladimir Garotinho conseguiu nesta segunda-feira (22) alugar mais 10 leitos UTI, elevando para 129 leitos Covid. O município já conta com 172 leitos clínicos para Covid. A média do número de leitos UTI para Covid em Campos está acima do que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Prefeito ressalta que após conseguir mais leitos que são dotados de equipamentos específicos, existe outra dificuldade que é a de montar a equipe médica multidisciplinar para operar cada leito que funciona 24 horas.

“Desde que se agravou a pandemia da Covid-19, trabalhamos bastante para conseguir equipamentos e medicamentos para cuidar dos pacientes. Em janeiro, conseguimos mais leitos, numa parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, mas temos enfrentado a dificuldades de montar as equipes médicas porque são profissionais especializados e estamos tendo que trazer médicos de outras cidades. Agora consegui mais 10 leitos, mas teremos que encontrar os bloqueadores e trazer também mais profissionais para que estes novos leitos possam funcionar para atender as demandas, que infelizmente tem crescido, com fila de espera em vaga de UTI nas duas últimas semanas. Mas não adianta nossos esforços se não diminuir o contágio, e por isso as medidas restritivas são necessárias”, enfatizou Wladimir.

 Nesta segunda-feira (22), após reunião online com membros do Ministério Público (MP) e prefeitos da região, também preocupados com as aglomerações nas praias devido ao feriadão da Semana Santa, Wladimir pediu ao governador Cláudio Castro apoio para o combate regional durante o possível lockdown regional. Pediu também a remessa para Campos de bloqueador neuromuscular para UTIs da Covid. O medicamento é utilizado para auxiliar na respiração mecânica de pacientes intubados. Mas o governador informou que o produto está escasso no mercado. “Vou estar pessoalmente com o governador o mais breve possível para de alguma forma conseguir mais apoio para o enfrentamento da pandemia, porque Campos é uma cidade polo e recebe grande demanda regional na área da Saúde”, pondera prefeito.

 “Estamos num impasse preocupante. Temos a média de 4,5 leitos por cada mil habitantes, acima, portanto, do que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 1 a 3 leitos, mas não temos os bloqueadores neuromusculares no Brasil em quantidade para atender as demandas. Também não temos o número de profissionais médicos para atender todos os leitos que estamos providenciando e temos que contratar de outros centros”, destacou Wladimir. 

quinta-feira, 18 de março de 2021

Câmara restringe funcionamento para prevenir transmissão do novo coronavirus

 

Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), foram apresentados novos procedimentos e regras para a prevenção à infecção e propagação da Covid-19 na Câmara Municipal, considerando os dados epidemiológicos de Campos, que já registra 770 óbitos e mais de 22 mil casos da doença e que, atualmente, em um contexto de segunda onda do novo coronavirus, apresenta índices crescentes de transmissibilidade e contagiosidade. A sessão ainda contou a indicação de anteprojeto de lei do vereador Dandinho de Rio Preto (PSD), para a criação de um memorial em homenagem aos mortos em decorrência da Covid.


As restrições, dispostas no Ato Executivo 0038/2021, começam a valer nesta quinta-feira (18), com a publicação no Diário Oficial do Município. Entre as medidas, o funcionamento apenas de setores essenciais, com jornada reduzida de 8h as 14h, autorização de trabalho em home office dos setores administrativos, excetuando o de Contabilidade e Gestão de Pessoas, além da suspensão dos prazos regimentais.
Reuniões de comissões temáticas ficam suspensas por prazo indeterminado, assim como atendimentos nos gabinetes dos vereadores. Cada gabinete passa a funcionar com três servidores, no máximo, já incluindo o vereador. As audiências públicas previamente agendadas serão realizadas no plenário da Câmara, sem público presente. Duas delas já estão autorizadas: a audiência da prestação de contas do primeiro trimestre de 2021 da Saúde Municipal, no dia 1° do próximo mês e a de prestação de contas da concessionária de serviços de saneamento básico, Águas do Paraíba, dos exercícios 2018, 2019 e 2020, no dia 8 de abril.


- Na sessão de ontem (terça, 16), foi feita uma consulta e a maioria dos vereadores votaram por manter a sessão no plenário, restrita aos vereadores e apenas ao pessoal de apoio. Hoje, nova consulta confirmou que os vereadores querem as sessões presenciais, mas, desde já, sempre priorizando a vida e respeitando as regras e orientações sanitárias, foi definido que, havendo algum fato ou medida pública que justifique a alteração, as sessões passarão automaticamente a serem realizadas de forma virtual, somente online – ressaltou o presidente da Câmara, Fábio Ribeiro (PSD), que obteve o voto favorável de todos os vereadores presentes, com exceção de Dr. Abdu Neme (Avante), Marquinho Transporte (PDT), Fred Machado (Cidadania), Beto Abençoado (Solidariedade), Kassiano Tavares (PSD) e Pastor Marcos Elias (PSC), que justificaram a ausência.
Memorial – Foi aprovada por unanimidade a indicação legislativa do vereador Dandinho de Rio Preto, que autoriza o Poder Executivo a criar o memorial em homenagem os campistas que contraíram o novo coronavirus e faleceram em decorrência da doença. “O objetivo é criar um memorial em homenagem aos pacientes vitimizados pela Covid, mas o memorial também é uma forma de homenagear familiares e amigos dessas vitimas, que não tiveram uma chance digna de despedida, e, ainda, de conscientizar a população, em tempo de pandemia, da necessidade de seguir os protocolos sanitários”, destacou Dandinho na apresentação do anteprojeto elogiado por todos os colegas, em especial por Jô de Ururaí, que perdeu a irmã para a Covid-19 e Bruno Vianna, que contou, na tribuna, que o mais triste foi, de fato, não ter tido a oportunidade de se despedir do pai, Gil Vianna.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Câmara mantém sessões presenciais e presidente anuncia audiência pública da Águas do Paraíba

 


Antes do início da sessão ordinária desta terça-feira (16), o presidente da Câmara Municipal, Fábio Ribeiro (PSD), se dirigiu aos presentes para anunciar uma audiência pública e fazer uma consulta aos vereadores.

- Gostaria de informar que, nos termos do Art. 103 da Lei Orgânica, o gabinete da Presidência dessa Casa encaminhou ofício à concessionária Águas do Paraíba, solicitando prestação de contas e que, em resposta, a mesma nos enviou o relatório das contas dos exercícios de 2018, 2019 e 2020, solicitando, ainda, a realização de uma audiência pública para a prestação de contas, audiência que será realizada no dia 6 de abril. Quero também fazer uma consulta aos meus colegas vereadores. A transmissão da Covid-19 está crescendo no mundo, no país e no nosso município. Devemos tomar providências e tomar cuidado, porque a vida vem em primeiro lugar. Então consulto: vamos continuar com as sessões plenárias ou vamos passar a realizar as sessões de forma virtual - questionou o presidente, colocando o tema em votação.

Em resposta à consulta, todos os vereadores, com exceção de Fred Machado (Cidadania), Pastor Marcos Elias (PSC), Marcione da Farmácia (DEM) e Thiago Rangel (Pros), que justificaram a ausência, decidiram pela realização de sessões presenciais. Com a decisão, o presidente Fábio Ribeiro acrescentou que, por medida de prevenção ao novo coronavírus, apenas os vereadores e pessoal de apoio serão permitidos no plenário. A consulta atendeu orientação de autoridades da Saúde, após a realização de testagem de Covid na última semana, em vereadores, assessores e servidores da Câmara. Com a constatação do contato com o vírus por pessoas que atuam na Casa Legislativa, a Presidência, antes mesmo de implementar restrições, providenciou, sábado passado (14), a desinfecção da Câmara de Campos. 

Atenção aos deficientes visuais - Na sessão ordinária, em matéria pautado por indicação legislativa, foi aprovado, por unanimidade, o encaminhamento de anteprojeto de lei do vereador Bruno Pezão (PL), que dispõe sobre a instalação de sinais sonoros em semáforos, com a finalidade de facilitar o trânsito de deficientes visuais pelas principais vias públicas do município.

- Tivemos, hoje, uma sessão que, mesmo sem muitas propostas para votação, foi de muito debate, uma sessão calorosa, bastante democrática e de discussões no âmbito das ideias. Mas convido todos a acompanharem a sessão de amanha, quarta-feira, porque teremos muitas matérias importantes - declarou o presidente Fábio Ribeiro em entrevista à TV Câmara.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Lei que prevê multa para quem furar fila de vacinação contra Covid é sancionada

 



O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD), sancionou nesta segunda-feira (15) a lei que prevê multa de R$ 25 mil (200 Uficas) para quem for flagrado furando a fila da prioridade na vacinação contra a Covid-19 no município. O projeto, de autoria do vereador Bruno Vianna (PSL), foi aprovado na Câmara no dia 23 de fevereiro.

 De acordo com a legislação publicada no Diário Oficial, o descumprimento das medidas estabelecidas na Política Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, estabelecida através do Decreto 044/2021 do Poder Executivo Municipal, implicará sanção de multa administrativa no valor de 200 Uficas, que poderá ser dobrada, na hipótese de reincidência, sem prejuízo da responsabilização penal correlata.

 Caso a irregularidade seja praticada por servidor público municipal ou profissional a serviço da administração pública direta ou indireta, o valor de multa será o dobro de Uficas estabelecidas, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal e sem prejuízo das sanções já previstas em legislação municipal. E em se tratando de políticos detentores de cargos eletivos o valor da multa será triplicado.

A lei estabelece, ainda, que os valores recebidos em função da aplicação das multas serão revertidos para a compra de vacinas contra Covid-19 e de insumos necessários a sua aplicação em favor da população. A legislação tem validade enquanto durar a fila de prioridades estabelecidas na Política Municipal de Vacinação contra a Covid-19.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Protocolo para aquisição direta de vacina contra a Covid ratificado por unanimidade pelo Legislativo Municipal

 


A sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (9) foi sem público presente, apenas com os vereadores e assessores, respeitado o distanciamento para prevenir à transmissão do novo coronavírus. A medida foi tomada em acompanhamento ao decreto municipal publicado também nesta terça, no Diário Oficial do Município, que retrocedeu nas flexibilizações das atividades econômicas e sociais, diante do crescimento do número de casos, inclusive com a nova variante do vírus circulando em Campos. “Queremos o plenário cheio, mas o momento é de cuidado. Lembramos que os cidadãos podem acompanhar nossas sessões pelos canais da TV Câmara”, falou o presidente Fábio Ribeiro (PSD).

Todos os vereadores estavam presentes na sessão. O presidente anunciou o funcionamento, por 60 dias, podendo haver prorrogação, de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar possíveis irregularidades em contratos das áreas de Saúde e Transporte, de 2017 a 2020. Em outro importante ato, a Casa aprovou, por unanimidade, já encaminhando para sanção pelo Executivo Municipal, o Projeto de Lei n° 0022/2021, que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, assinado no último dia 5 pelo prefeito Wladimir Garotinho.

- A produção da vacina não está sendo em massa, mas nosso desejo é que a vacinação seja em massa. Por isso é importante essa ratificação, para a possibilidade de aquisição direta das doses, desde que liberado la pelo governo federal, e chamamos a atenção de todos, de todos mesmo, para que continuem respeitando os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias. É essencial o nosso respeito à vida - destacou o presidente do Legislativo Municipal.

Colocado em discussão, quase todos os vereadores se pronunciaram sobre o protocolo de intenções e parabenizaram o prefeito. “Quanto mais munícipes imunizados, mais cedo a atividade econômica será retomada no município, contou o vereador Juninho Virgílio (Pros), lembrando que, uma comissão, composta, além dele próprio, pelos vereadores Kassiano Tavares (PSD), Dandinho de Rio Preto e Bruno Pezão, na quinta-feira passada, protocolaram ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, ofício solicitando parceria entre o Legislativo e o Executivo para um levantamento das médias e grandes empresas do município e convidar os empresários para um diálogo a fim de firmar parcerias para a compra de vacinas contra o novo coronavírus. “Já apresentamos a ideia à Procuradoria e à Controladoria do Município e vamos, agora, em reunião, solicitar ao prefeito que ele faça o chamamento para que as empresas que quiserem aderir participem, recebendo, como contrapartida, primeiro a vida da população e, depois, a retomada de suas atividades”.

O vereador Bruno Vianna (PSL), que perdeu o pai, Gil Vianna, para a Covid, também parabenizou a atitude do prefeito e a proposta do vice-presidente da Câmara, lembrando que os recursos oriundos das multas para quem furar a fila da vacinação, projeto de sua autoria recentemente aprovado pelos colegas, também devem ser direcionados para a aquisição de vacinas. Já o vereador Silvinho Martins (MDB), ressaltou a urgência do cumprimento do protocolo:

- Estamos verificando a dificuldade para a liberação de vacinas, a vacinação ocorre a conta-gotas e, nesse ritmo, pessoas com 30, 40 anos serão vacinadas quando? Temos capacidade para vacinar cerca de um milhão de brasileiros por dia e não passamos de 120 mil. Já que o governo federal não consegue comprar a quantia necessária de doses, agora os municípios poderão fazer, através do consórcio, essa aquisição. O prefeito teve pulso firme para não deixar a população de Campos depender apenas do governo federal. Parabenizo o prefeito e a proposta de buscar apoio da inciativa privada para a compra de mais vacinas, porque também  precisamos chamar, para a gente, a responsabilidade de vacinar a nossa população – falou o representante do MDB.

Líder do Governo na Câmara, o vereador Álvaro Oliveira (PSD) chamou a atenção da população para a seriedade do quadro da pandemia em Campos. “É o segundo ano de uma doença terrível, que agora atinge crianças e ontem (segunda-feira) vitimou uma jovem de 24 anos de idade. Até ontem, tínhamos mais de 760 mortes no município, mais de 260 mil no Brasil. Precisamos, sim, da vacina, mas é preciso que a população se conscientize em fazer a sua parte, que acabem as aglomerações de forma irresponsável. Não podemos esperar que os órgãos públicos façam o que depende de nós. Parabenizo o prefeito, mas peço a colaboração da população para combater essa doença”.

Ascom CMCG

 

terça-feira, 9 de março de 2021

Câmara suspende participação presencial nas sessões ordinárias respeitando o distanciamento social

 



Com a evolução da taxa de ocupação dos leitos de UTI, o aumento do número de casos em março, o risco da variante inglesa e a internação de crianças e jovens vítimas da COVID-19, ficam suspensas as inscrições para participação presencial nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campos. Os interessados poderão acompanhar pelo canal aberto 19.3 ou pelas nossas redes sociais. A medida decorre do novo decreto do Poder Executivo publicado nesta terça-feira (9) e traz novas restrições.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Ocupação de leitos da Covid-19 subiu em torno de 25% só no final de semana


A prefeitura publica no Diário Oficial desta terça (09) novo decreto onde serão listadas novas medidas, com vigência a partir desta quinta-feira (11)


O aumento do número de internação de crianças e jovens colocou o Gabinete de Crise em estado permanente de alerta e de reunião, com adoção de novas medidas de restrição e de enfrentamento da pandemia, com a decisão sendo tomada nesta segunda-feira (08) em encontro no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, entre representantes da sociedade civil organizada.

 

A reunião do Gabinete de Crise foi coordenada pelo vice-prefeito Frederico Paes, com a participação dos representantes do comércio, de forças de segurança como a Polícia Militar, das escolas particulares, entre outros segmentos. Frederico apresentou o cenário com agravantes, como a evolução da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 50% no domingo (07), o aumento do número de casos em março, o risco da variante inglesa e a internação de crianças e jovens. 

 

“O nosso empenho é para evitar que Campos viva a mesma tragédia pela qual passa o Brasil. É preciso a colaboração de todos. Por estar em situação menos desconfortável do que o país, isso não nos permite relaxar com as medidas. A determinação do prefeito Wladimir Garotinho é a de seguir o que recomenda a ciência”, diz o vice-prefeito Frederico Paes.

 

NOVAS MEDIDAS - A prefeitura publica no Diário Oficial desta terça-feira (09) um novo decreto, em que o Gabinete de Crise se coloca em estado de reunião permanente e onde serão listadas novas medidas, com vigência a partir da quinta-feira (11), para dar tempo de adequação às novas regras, que foram detalhadas pelo Subsecretário de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury.

 

As novas medidas preveem algumas alterações: Bares, restaurantes e similares funcionarão até 21h; Redução para 30% do fluxo de pessoas em lojas em shoppings, comércio em geral, com controle na entrada; Suspenso o funcionamento de cinemas no âmbito da municipalidade; Suspensa música ao vivo com até duas pessoas; Controle sanitário em locais de aglomerações, terminais rodoviários, bares e restaurantes e aglomerações em frente aos bares sob pena de multa e de cassação do alvará; Proibição do comemorativos e buffet; Proibição de eventos culturais e em dispositivos da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima; Redução do fluxo de pessoas em academias, clubes e igrejas em 30%; Proibição de prática de esportes coletivos em dispositivos particulares e públicos; Cobrança de uso de máscara das lojas e demais dispositivos sob pena de multas e cassação de alvará; Adiamento do início das atividades escolares no sistema híbrido. Os dispositivos terão 48h horas para iniciar as mudanças antes das fiscalizações. 

quarta-feira, 3 de março de 2021

Campos inicia vacinação contra a Covid-19 de acamados nesta quarta-feira



Campos sai na frente vacinando os acamados, pois além de cumprir o Plano Nacional de Imunização, a cidade está garantindo imunização das pessoas que não podem se locomover

 

A vacinação contra a Covid-19 em acamados, agendados por whatsapp, começa nesta quarta-feira (03). Neste primeiro dia de vacinação as esquipes irão atender os acamados do Parque Guarus e Parque Aurora. Com o início da vacinação dos acamados, Campos sai na frente em relação a muitas cidades do país, pois além de cumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI), a cidade está garantindo imunização das pessoas que não podem se locomover.

 

Segundo a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), foi montada estratégia dupla para a imunização, ou seja, nos bairros e localidades onde existe o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em que os próprios agentes irão a casa do acamado para fazer a vacinação, bem como atenderão os pacientes do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e Home Care. Já nos bairros onde não há ESF, a vacina será aplicada por equipes da Subpav.

 

Até está terça-feira (02), a Subsecretaria já havia realizado mais de 800 agendamentos. Os bairros foram mapeados para melhor atender esse público alvo.

 

AGENDAMENTO - O agendamento continua e deve ser feito pelos seguintes telefones: (22) 98119-2588 ou (22) 98179-7664, através de mensagem via SMS ou Whatsapp.

 

O responsável deve deixar em um destes números as seguintes informações: Nome do paciente, CPF, data de nascimento e endereço completo.

terça-feira, 2 de março de 2021

Rede estadual de ensino em Campos retorna com aula remota

 


A rede estadual de ensino do Rio voltou às aulas ontem (1º), no modelo híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados em função da pandemia), mas não em todos os municípios fluminenses. Em Campos, o retorno ficou só no remoto, o mesmo ocorrendo em todos os municípios do Noroeste Fluminense que estão na bandeira vermelha (risco alto), segundo os dados da 19ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado na sexta-feira (26)

No caso de Campos, que está com a bandeira amarela (baixo risco), o decreto municipal sobrepõe outras decisões. O município trabalha o retorno das aulas no modelo híbrido, de todas as redes, a partir do próximo dia 8, inclusive, com aval do Ministério Público Estadual e dentro das normas sanitárias. Neste caso, o modelo híbrido terá início de forma gradual nas escolas públicas e particulares, começando pela educação infantil. Cabem aos pais a decisão por aderir ou não ao sistema.

No acordo, em Campos, com o Ministério Público Estadual, o início das aulas híbridas se dará por etapa de ensino começando pela educação infantil, no período entre 8 e 29 de março deste ano. Na rede pública municipal, a oferta vai começar com, no mínimo, 10% das unidades escolares, ampliando para, no mínimo, 50% das unidades em até 30 dias após esse período estabelecido, alcançando a totalidade das unidades em até 60 dias. Já as aulas híbridas para o Ensino Fundamental em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas terão início no período entre 22 de março e 22 de abril, seguindo o mesmo esquema de progressão percentual, desde que condicionadas ao aval da Vigilância Sanitária.


Além disso, em caso do Município retornar às fases laranja e vermelha, as aulas deverão voltar imediatamente ao formato exclusivamente virtual. O ensino híbrido também está condicionado
à adesão das unidades escolares ao Manual Operacional que será publicado no Diário Oficial do município nos próximos dias.

"Oficialmente, começa hoje o ensino híbrido da rede estadual, mas nenhuma escola em Campos tem autorização para funcionamento, inclusive, temos uma audiência nesta segunda com o Ministério Público Estadual para discutir sobre a presença do aluno nas escolas. Estuda-se o retorno híbrido para o dia 8, mas que não tem nada certo", disse Graciete Santana, dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) de Campos.

A posição da Secretaria Estadual de Educação é priorizar com o ensino híbrido os 70 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social, cerca de 10% da rede estadual de ensino. Segundo a pasta, por não terem dispositivo eletrônico que lhes permita ter condições de acompanhar as aulas remotas, os estudantes poderão ir à escola em sistema de revezamento para tirar suas dúvidas e ter acesso a recursos de áudio e vídeo produzidos para este período.

Aplicativo do Estado - Nesta segunda-feira, a secretaria lançou o Applique-se, aplicativo para ensino remoto que está disponível para baixar nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Nele, professores e alunos terão acesso a ferramentas de aprendizagem, como materiais didáticos e exercícios em arquivo de PDF, aulas em áudio e vídeo, além de acesso ao Google Classroom, plataforma que abarca as turmas de cada escola. O usuário poderá navegar pelosoftware24 horas nos sete dias da semana, sem utilizar seu pacote de dados.

Folha da Manhã

segunda-feira, 1 de março de 2021

Campos inicia nesta segunda, até sexta-feira, vacinação dos idosos de 85 e 89 anos

 Atendimento no sistema drive thru na Uenf e no Guarus Plaza Shopping, será das 9h às 15h, por meio de distribuição de senha



(Foto: Redação)

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância 
e Promoção da Saúde, inicia nesta segunda-feira (1º de março), a vacinação contra Covid-
19 da população idosa da faixa etária entre 85 e 89 anos, com aplicação de 1.000 doses por
 dia. A vacinação se estenderá até sexta-feira (05). Também haverá repescagem para aquelas
 pessoas com 90 anos ou mais que ainda não conseguiram receber a primeira dose da vacina.

O atendimento será com distribuição de senha e uma data para cada idade. A aplicação 
acontece das 9h às 15h, através do sistema drive thru na Universidade Estadual do Norte 
Fluminense (Uenf) e no Guarus Plaza Shopping com 250 doses em cada local. No prédio
 anexo ao Hospital Plantadores de Cana serão 200 doses e nas Unidades Básicas de Saúde
 (UBS’s) do Parque Prazeres e Poço Gordo serão 100 doses cada. Na Unidade Pré-Hospitalar
 de Morro do Coco também serão 100 doses.

Para receber a vacina o idoso deve apresentar documento de identidade, CPF e comprovante
 de residência.

Confira o calendário de Aplicação:

Segunda-feira (01) - 89 anos

Terça-feira (02) - 88 anos

Quarta-feira (03) - 87 anos

Quinta-feira (04) - 86 anos    

Sexta-feira (05) - 85 anos

REPESCAGEM - Para os idosos com 90 anos ou mais que não receberam a primeira 
dose da vacina deve comparecer a um dos locais munidos de documento de identidade, 
CPF e comprovante de residência. O atendimento será dentro da cota diária de vacina de 
cada local.