segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Benedita da Silva presta queixa após sofrer ofensas racistas

 


Nas redes sociais, a pré-candidata à prefeitura do Rio foi chamada de 'negra idiota' e 'preta ridícula'


Rio - Após ser vítima de ofensas racistas nas redes sociais, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), 78 anos, irá, na tarde desta segunda-feira, à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), prestar queixa por racismo, injúria e difamação contra Júlio Marcos Saraiva, que, em seu perfil no Facebook, se apresenta como "administrador especialista em gestão com pessoas" e morador de Belém (PA). 

De acordo com a pré-candidata à prefeitura do Rio, é lamentável que ainda existam esses episódios. "Continuarei lutando, como sempre fiz em toda a minha vida. Não vão me calar jamais, pois racistas não passarão", afirmou Benedita da Silva.

Por O Dia

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Ônibus do Hemocentro no próximo dia 1° de setembro em SJB

 Campanha para doação de sangue em SJB

São João da Barra realiza,  no dia 1° de setembro, mais uma campanha de doação de sangue. O objetivo é abastecer o banco do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, responsável pelo atendimento a toda a região. A coleta será das 8h às 15h, no ônibus do Hemocentro estacionado em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Arlindo Aquino, na sede.

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar três vezes, com intervalo necessário de três meses, no mínimo.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e seguro. Não há riscos para o doador, pois nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, eliminando qualquer possibilidade de contaminação. A ação é uma parceria entre o Hospital Ferreira Machado e Prefeitura de São João da Barra e o abastecimento do banco de sangue se torna ainda mais importante em razão da pandemia do novo coronavírus.

O diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, Jamil César Ribeiro, diz que é importante a população participar da campanha. “Quem puder, não deixe de doar. Estamos tendo dificuldades por falta de sangue no banco, é uma situação que pode levar uma pessoa a óbito”.

Coronavírus – Em tempos de pandemia da Covid-19 os bancos de sangue estão sendo monitorados e já apresentam uma diminuição nos estoques de bolsas, relacionada à queda na doação. O Ministério da Saúde, portanto, orienta que as doações não devem parar. Pacientes com Covid-19 podem desenvolver complicações que exigem a transfusão sanguínea e, diante disso, a situação é preocupante.

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que são realizadas 92 milhões de doações de sangue por ano no mundo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. No Brasil, segundo a OMS, cerca de 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente – número dentro dos parâmetros definidos pela Organização, mas é preciso melhorar.

Fonte: Secom

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Receita Federal em Campos fechada após 21 funcionários testarem positivo para Covid

 

 


Receita Federal / Folha da Manhã

 

A única agência da Receita Federal em Campos foi fechada após 21 funcionários terem sido diagnosticados com Covid-19. De acordo com o órgão, o prédio permanecerá fechado até esta sexta-feira (28) para procedimento de desinfecção. Ao todo, 36 servidores passaram pelo teste do novo coronavírus.

 

"A Inspetoria da Receita Federal em Campos dos Goytacazes, em parceria com a rede de saúde do Hospital dos Plantadores, testou 36 de seus servidores para a COVID-19. No total, 21 apresentaram o resultado 'reagente' no teste. Imediatamente após receber os resultados, os 21 servidores foram dispensados, para que cumpram a quarentena de 15 dias em suas residências. O prédio da Unidade foi fechado e assim permanecerá até o dia 28 de agosto, para a realização do procedimento de desinfecção", informou a Receita Federal, em nota.

 

O órgão ressaltou, ainda, que todos os servidores repetirão o teste, pois há casos em que as retestagens não confirmam os resultados positivos do primeiro exame, uma vez que as técnicas de aplicação podem variar, a depender do tipo de kit usado no procedimento.

 

Folha da Manhã

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Menino de 11 anos morre após receber descarga elétrica enquanto usava celular carregando

                                                            

                      Criança teve uma parada cardiorrespiratória

Pará - Menino de 11 anos, Matheus Macedo Campos, morreu no último

 domingo, após receber uma descarga elétrica enquanto usava um

celular que estava carregando em sua casa, em Santarém, no Pará.

Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Dr. Alberto

Tolentino Sotelo, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O acidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Mararu, na

 residência da família de Matheus, quando o garoto brincava

 com o aparelho em companhia de quatro primos. No momento

do acidente, chovia em Santarém. A cidade registrou cerca

de 12 horas de chuva, e durante a madrugada houve registro de raios.

O Dia



quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Menina de 10 anos que foi estuprada mostra alívio ao saber que tio foi preso

 

Segundo a avó, a menina tinha medo que o tio matasse o avô


 Tio que estuprou menina de 10 anos é preso em Minas Gerais - Reprodução / TV Globo

Rio - A menina de 10 anos, que está em Recife, em Pernambuco, após realizar o procedimento de interrupção da gravidez mostrou alívio ao descobrir que o tio que a estuprou foi preso. "Ainda bem, porque o vovô pode sair para a rua agora", disse a menina. 

 Segundo os relatos feitos pela avó para Paula Viana, enfermeira e coordenadora do Grupo Curumim, parceiro do programa Pró-Marias, de atendimento às vítimas de violência a menina tinha medo que o tio matasse o avô. Por conta das ameaças, ela não contava para ninguém sobre os abusos sofridos. As informações são do Jornal O Globo. 

A criança é criada pelos avôs. Segundo o secretário de Segurança Pública do estado, Alexandre Ofranti, a menina vivia com a avó após a mãe morrer e o pai ser preso. "Ela é criada pela avó e pelo avô, que são pessoas muito humildes, vivem de ambulantes na praia de Piriri, na venda de coco", explicou.

O tio que cometeu os estupros contra a garota foi preso em 2010, ano em que a menina nasceu, por tráfico de drogas, ganhando direito a uma "saidinha" no ano de 2014 e não retornando à prisão. Ele foi recuperado pela polícia em 2015 e cumpriu pena até o ano de 2018, quando recebeu alvará de soltura e passou a morar com a família da menina.

homem foi preso por policiais civis do Espírito Santo na madrugada desta terça-feira na cidade de Betim, em Minas Gerais.

O Dia

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Funcionários dos Correios entram em greve

 Anúncio feito pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Similares diz que não há prazo para o fim da paralisação



 

Centro de Entrega de Encomendas dos Correios, na Rua Rocha Leão, no Caju, em Campos. (Foto: Divulgação)

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu entrar em greve nesta segunda-feira (17). Segundo a entidade, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às 22h.

De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.

A entidade afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo eles, não aconteceu. Alegam que, em agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021.

De acordo com texto publicado no site da federação, “Foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.”

Outro motivo da greve, segundo a federação, é a possível privatização dos Correios e o “aumento da participação dos trabalhadores no Plano de Saúde, gerando grande evasão, e o descaso e negligência com a saúde e vida dos ecetistas na pandemia da Covid-19”.

No comunicado publicado no site da FENTECT, o secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva, afirma que “o governo Bolsonaro busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios. Somos responsáveis por um dos serviços essenciais do país, que conta com lucro comprovado, e com áreas como atendimento ao e-commerce que cresce vertiginosamente e funciona como importante meio para alavancar a economia. Privatizar é impedir que milhares de pessoas possam ter acesso a esse serviço nos rincões desse país, de norte a sul, com custo muito inferior aos aplicados por outras empresas”.

O que dizem os Correios

Os Correios divulgaram nota sobre a decisão da categoria.

Os Correios não pretendem suprimir direitos dos empregados. A empresa propõe ajustes dos benefícios concedidos ao que está previsto na CLT e em outras legislações, resguardando os vencimentos dos empregados.

Sobre as deliberações das representações sindicais, os Correios ressaltam que a possuem um Plano de Continuidade de Negócios, para seguir atendendo à população em qualquer situação adversa.

No momento em que pessoas e empresas mais contam com seus serviços, a estatal tem conseguido responder à demanda, conciliando a segurança dos seus empregados com a manutenção das suas atividades comerciais, movimentando a economia nacional.

Desde o início das negociações com as entidades sindicais, os Correios tiveram um objetivo primordial: cuidar da sustentabilidade financeira da empresa, a fim de retomar seu poder de investimento e sua estabilidade, para se proteger da crise financeira ocasionada pela pandemia.

A diminuição de despesas prevista com as medidas de contenção em pauta é da ordem de R$ 600 milhões anuais. As reivindicações da Fentect, por sua vez, custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão no mesmo período – dez vezes o lucro obtido em 2019. Trata-se de uma proposta impossível de ser atendida.

Respaldados por orientação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), bem como por diretrizes do Ministério da Economia, os Correios se veem obrigados a zelar pelo reequilíbrio do caixa financeiro da empresa. Em parte, isso significa repensar a concessão de benefícios que extrapolem a prática de mercado e a legislação vigente. Assim, a estatal persegue dois grandes objetivos: a sustentabilidade da empresa e a manutenção dos empregos de todos.

Fonte: G1

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Pagamento de salários até o fim do ano ainda é motivo de preocupação no estado


Equipe econômica trabalha para melhorar a receita e amenizar o impacto da pandemia no caixa fluminense

 

Equipe do Palácio Guanabara trabalha para amenizar impacto da pandemia da covid-19 nas finanças. (Foto: Daniel Castelo branco)

Ainda ‘nadando’ contra a corrente da crise financeira agravada pela pandemia de covid-19, a equipe econômica do Estado do Rio se reúne em uma ‘força-tarefa’ para garantir o pagamento dos salários até o fim do ano, incluindo o décimo terceiro. O depósito em dia dos vencimentos de agosto (quitados em setembro) está garantido, mas integrantes do Palácio Guanabara estão agora focados nas folhas salariais seguintes, já que o cenário ainda preocupa.

Em abril, no auge da crise, o governo fluminense chegou a divulgar uma previsão mais catastrófica: de que não haveria arrecadação suficiente para pagar salários já em agosto. No entanto, diante da reabertura econômica e outras medidas tomadas pela Secretaria de Fazenda e o Rioprevidência (como a negociação com credores estrangeiros), a situação foi amenizada – apesar de não resolvida.

Essa retomada da Economia poderá ser observada na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021 que o governo enviará à Alerj, em setembro. Como a coluna mostrou, na última quarta-feira, o déficit previsto no orçamento de 2021 está sendo revisto. O Legislativo aprovou a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que dá uma base para a LOA – para o próximo ano com um ‘buraco financeiro’ de R$ 26,09 bilhões.

O secretário estadual de Planejamento, Bruno Schettini, lembrou o contexto vivido quando o Executivo encaminhou a proposta de LDO. “Enviamos o texto em abril, cumprindo o prazo constitucional, com uma previsão de déficit de R$ 27,3 bilhões (o valor foi alterado na Alerj). Mas esse cenário da LDO foi construído no olho do furacão. Optamos por mandar um cenário mais real”, declarou Schettini à coluna.

“Ou seja, o governo estava no momento da hecatombe, com a pandemia mais a crise do petróleo, e teve que desenhar o pior cenário possível. Não à toa, em setembro, vamos encaminhar a proposta de Orçamento com números diferentes daqueles previstos na LDO”, acrescentou o secretário.

Entretanto, o titular da pasta não antecipou a nova previsão, porque, segundo ele, os cálculos ainda estão sendo feitos.

Schettini detalhou ainda que, do total do déficit de R$ 26 bilhões previsto na LDO, R$ 16 bilhões são referentes a dívidas que o Rio tem com a União (cujo pagamento das parcelas e começa a ser retomado, sendo de R$ 10 bilhões em 2021), com o Judiciário, precatórios, além de outras obrigações.

Negociações para estender regime fiscal

Também essa semana continuam as tratativas da Fazenda para que a AGU dê um parecer para a renovação automática do Regime de Recuperação Fiscal já em setembro. E, ainda assim, pela lei, o Rio já volta a pagar as parcelas das dívidas administradas pelo Tesouro Nacional. Por isso, o estado também busca a mudança da Lei Complementar 159/17 (do regime) para estender a suspensão da cobrança da dívida.

Fonte: O Dia

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Cristo Redentor recebe desinfecção nesta quinta-feira para reabertura no sábado

 


Limpeza é realizada pelo Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L), em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com o Parque Nacional da Tijuca

 

Desinfecção do Santuário do Cristo Redentor - Daniel Castelo Branco/ Agência O DIA

Rio - O mirante do Cristo Redentor passa por uma desinfecção nesta quinta-feira. O monumento é preparado para voltar a receber visitantes no sábado. A limpeza é realizada pelo Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L), em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com o Parque Nacional da Tijuca.

Indicadas para você

A desinfecção começou às 7h e também será realizada no Trem do Corcovado e no Centro de Visitação das Paineiras. 

“O Cristo Redentor, que sempre acolhe todos de maneira especial, merece o nosso melhor, o melhor de nossas instituições para o bem dos nossos visitantes”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

A ação faz parte de uma série de mais de 400 desinfecções realizadas em locais públicos como: rodoviárias, aeroportos, estações de trens, metrôs e barcas, hospitais e unidades de saúde, asilos, órgãos públicos, entre outros.

O Cmdo Cj L é composto por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira que atuam de forma conjunta no combate, controle e prevenção à Covid-19 desde o início da pandemia.

Pontos turísticos liberados no sábado

Em decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, o governador Wilson Witzel autoriza a abertura de pontos e locais de interesse turísticos no Estado do Rio de Janeiro, com a limitação de 50% da capacidade de lotação. Também foi liberado o funcionamento em horário integral de agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.

A partir do próximo sábado, diversos pontos turísticos do Rio serão reabertos com um protocolo de segurança para evitar o contágio da covid-19. Entre os espaços que irão reinaugurar estão o bondinho do Pão de Açúcar, o trem do Corcovado, o aquário AquaRio e a roda-gigante Rio Star.

Outra medida incluída no decreto é a autorização para a realização de eventos sociais em ambientes como salões e casas de festa nas regiões de estado onde foi verificado baixo risco de propagação do novo coronavírus. De acordo com o decreto, a liberação vale para as regiões Metropolitana I, Metropolitana II, Centro Sul, Médio Paraíba e Norte, e os estabelecimentos terão que assegurar alguma contenção ao acesso para que seja respeitado o limite de um terço da capacidade total do local, com no máximo 500 pessoas.

As atividades presenciais em cursos nas regiões com baixo risco de contágio também foram autorizadas. Para elaborar as novas medidas, o Governo do Estado se baseou no Pacto Covid, que fundamenta a adoção de ações em relação à flexibilização ou restrição de atividades econômicas e sociais. A nota técnica é emitida quinzenalmente, com atualização e detalhamento dos indicadores do painel, no Diário Oficial do Estado.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Governo do Estado libera abertura de pontos turísticos

 -

Em decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (12),

o governador Wilson Witzel autoriza a abertura de pontos e locais

 de interesse turísticos no Estado do Rio de Janeiro, com a

limitação de 50% da capacidade de lotação. Também foi

liberado o funcionamento em horário integral de agências de

viagens, operadores turísticos e serviços de reservas.

Outra medida incluída no decreto é a autorização para a realização

 de eventos sociais em ambientes como salões e casas de festa nas

regiões de estado onde foi verificado baixo risco de propagação do

 novo coronavírus. De acordo com o decreto, a liberação vale para

 as regiões Metropolitana I, Metropolitana II, Centro Sul, Médio

 Paraíba e Norte, e os estabelecimentos terão que assegurar alguma

contenção ao acesso para que seja respeitado o limite de um terço da

 capacidade total do local, com no máximo 500 pessoas.

As atividades presenciais em cursos nas regiões com baixo risco de

 contágio também foram autorizadas. Para elaborar as novas medidas,

o Governo do Estado se baseou no Pacto Covid, que fundamenta a

 adoção de ações em relação à flexibilização ou restrição de atividades

 econômicas e sociais. A nota técnica é emitida quinzenalmente, com

 atualização e detalhamento dos indicadores do painel, no Diário

Oficial do Estado