segunda-feira, 3 de junho de 2019

Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reúne educadores


Após corte do governo federal, parceria entre Prefeitura e UFRJ garante continuidade da iniciativa no município para que crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos. O evento vai até terça-feira (4).



Educadores de oito municípios da região se reuniram em Campos na manhã desta segunda-feira (3) para a abertura do Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento continua na terça-feira (4), no IFF Guarus, das 8h às 17h. O PNAIC foi uma das medidas de incremento da Educação Básica suspensas pelo governo federal este ano. Para garantir a continuidade no município, a Prefeitura de Campos firmou uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), viabilizando a realização do seminário e demais ações.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, em tempos difíceis mais do que nunca parcerias são necessárias.

-Todos ficamos abalados quando recebemos a informação de que o PNAIC seria interrompido, mas a disponibilidade da UFRJ em nos atender e somar conosco para que o programa não morresse nos deu esperanças. Cada vez mais se faz necessário apoio mútuo e parcerias, sobretudo no tema da alfabetização. Nosso município tem um alto índice de analfabetismo, devido a fragilidades, erros e fraquezas do nosso sistema educacional e não há nada mais terrível para um ser humano em uma sociedade moderna, do ponto de vista da integração, do que não saber ler e escrever. No caso de crianças, é roubar o futuro delas. Por isso, nosso esforço e engajamento em manter este programa - destaca.

O evento foi aberto pela Smece Band. O tema desta edição é “As vozes dos municípios no PNAIC”, objetivando socializar a apresentação de pesquisas e trabalhos na formação continuada dos professores, assim como contribuir com os projetos educacionais, colaborando com uma formação mais científica e um trabalho docente ainda mais eficaz. O primeiro dia do evento é voltado para formadores e coordenadores locais. Já o segundo dia, será para professores alfabetizadores. A programação conta com palestras, painéis de discussão e mesas redondas.

A coordenadora do PNAIC Rio, Elaine Constant ressaltou o trabalho e importância do pacto. “O PNAIC é um intenso movimento feito por professores do sistema público. Uma política inclusiva e generosa, pois a regra é compartilhar a ciência da educação e os saberes docentes, uma vez que o objetivo é garantir o direito que as crianças aprendam e, para isso, tornou-se igualmente importante um significativo processo de formação continuada horizontalizada”, frisa.

A mesa ainda foi composta pela subsecretária de Projetos e Convênios da secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Campos (Smece), Joana Campinho; a gerente de Projetos Especiais da Smece, Aline Nogueira; a coordenadora local do PNAIC, Nize Pedra; e a coordenadora de Ensino da Regional Norte Fluminense da Secretaria Estadual de Educação, Renata Arrigoni.

Campos é o polo regional do PNAIC. O pacto foi criado em 2012 pelo governo federal e é um compromisso formal e solidário entre os entes federados para assegurar a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Capacitações para os educadores são algumas das ações realizadas. São atendidos, em média, 345 professores alfabetizadores e 104 escolas de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário