segunda-feira, 4 de maio de 2015

Câmara: trânsito de carroças no Centro será tema de discussão


Audiência faz parte das discussões sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana

A Câmara Municipal de Campos realizará no próximo dia 11, às 16 horas, uma audiência pública sobre o tráfego de veículos de tração animal na área central da cidade. Essa audiência faz parte das discussões sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A audiência contará com a participação de representantes dos carroceiros, da Sociedade Protetora dos Animais, de órgãos públicos e da sociedade civil. O principal assunto a ser debatido será a futura substituição dos animais por veículos de tração mecânica, situação atual do uso de veículos de tração animal, a importância da redução deste tipo de veículo e as perspectivas de reinserção dos condutores em outras atividades.

O vereador Fred Machado (SD), autor da iniciativa, disse entender a necessidade de identificar formas alternativas de atuação para os carroceiros. “Sabemos que eles dependem das carroças para sustentar suas famílias. Mas queremos também que isso seja feito sem o sacrifício do animal. Os carroceiros trabalham recolhendo entulhos, poda de árvores e móveis velhos, realizando pequenas mudanças e coleta seletiva. Num primeiro momento, parece uma questão retrógrada, do passado, mas os carroceiros tem um importante papel social e ambiental, principalmente nos bairros”, comentou.

“A atividade é tem relevância, mas não podemos continuar permitindo que animais sejam utilizados nesses serviços que, muitas das vezes, é exigido esforço acima de sua capacidade, levando-os a uma vida indigna e até à morte. Não somos contra os carroceiros, queremos viabilizar o trabalho deles. Vamos debater e tentar encaminhar soluções. É importante entender todos os fatores que norteiam a situação das carroças e trabalhar na busca de uma solução que beneficie os animais e os carroceiros”, analisou ainda o vereador.
Segundo ainda Fred Machado, o processo de substituição dos cavalos por veículos motorizados requer muito cuidado e antes de ser colocado em prática precisa de ajustes. “Os carroceiros podem ficar tranquilos, pois antes de adotar qualquer medida, vamos ouvi-los e qualificá-los para a continuidade de seus trabalhos”, afirmou.
Fred Machado enumerou alguns pontos que considera importantes na discussão do assunto durante a audiência pública.

“Pretendemos sair dessa audiência com pelo menos alguns dos pontos a seguir bem definidos como: tempo de transição do programa, cadastro social dos carroceiros, restrição gradativa de áreas para a circulação, proibição de novos registros, cursos de qualificação, inserção na coleta seletiva, formalização junto à previdência social”, disse ainda.
A audiência, ainda de acordo com o vereador, pretende estabelecer um diálogo mais transparente entre o poder público, os protetores dos animais, os carroceiros e a população .

O cidadão ou cidadã que queira participar com sugestões, fazendo uso da palavra durante audiência, será necessário fazer sua inscrição até as 12h do dia 11 de maio, na secretaria da Câmara através de preenchimento de ficha de inscrição ou através do email: vereadorfredmachado@gmail.com ou pelo telefone (22) 21016330, de 9h às 17h.



Foto Viviane Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário