terça-feira, 30 de novembro de 2021

Covid-19: Mesmo o município na Fase Branca, população deve continuar usando máscara

“Campos entrou na fase branca do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais, mas não é o momento de abandonar as medidas de proteção ao coronavírus, como o uso de máscaras”. A afirmação é do diretor de Atenção Básica, médico infectologista Rodrigo Carneiro. Ele lembra que uma parcela significativa da população, como os menores de 12 anos de idade, ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Mais de 60 mil pessoas, com idade igual ou superior a 12 anos, segundo o médico, não completaram o esquema vacinal, ou seja, não tomaram a segunda dose da vacina, mas estão no prazo para receber o imunizante.

“Temos ainda 40 mil pessoas, com idade também igual ou superior a 12 anos, que não tomaram nenhuma dose do imunizante porque não quiseram, outras não puderam por algum motivo ou tomaram em outro município. E é nesse público que o vírus acaba encontrando rebanho para circular, o que chamamos de bolsão de suscetíveis e é preocupante”, explicou Rodrigo Carneiro, destacando que a redução de casos e internações contribuíram para que o município entrasse na fase branca.

“Ainda assim, as medidas de controle de circulação do vírus, que são as medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, principalmente em locais não arejados, devem continuar”, acrescentou o médico.

Em relação à flexibilização do uso de máscaras em locais não arejados, Rodrigo Carneiro explicou que o município só vai considerar essa possibilidade quando a taxa de cobertura vacinal alcançar 80% da população em geral, ou seja, estiver totalmente imunizada. Até o momento, o percentual de pessoas acima de 12 anos que tomaram a primeira dose é de 85%; 75% segunda dose; e 8% dose de reforço.

Para saber se passou do prazo para receber a segunda dose, a pessoa deve verificar a data da primeira aplicação, no cartão de vacinação. Já o intervalo para tomar a dose de reforço ou terceira dose caiu de seis para cinco meses a contar da data de aplicação da segunda dose.

O médico acredita que a vacina contra a Covid-19, a partir de 2022, entrará no calendário anual do Programa Nacional de Imunizações, a exemplo da vacina contra a gripe. “Ainda não há definição do Ministério da Saúde se será uma dose anual ou duas”, disse ele

Fonte: Ascom PMCG

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Parlamento Inter-regional se reúne em Macaé

 


Macaé , no norte do estado, sediou na tarde da última sexta-feira (26),  o 3° Encontro do Parlamento Inter-regional. que reúne vinte e dois municípios das regiões norte e noroeste do estado.

O presidente da Câmara de Vereadores de Macaé , Cesinha abriu a reunião agradecendo a presença de todos e passou a fala para o presidente do Parlamento Inter-regional Fabio Ribeiro.


O primeiro item da pauta foi a  aprovação da  ata da reunião anterior realizada no município de Itaperuna.

Em seguida  o presidente Fábio Ribeiro. falou sobre a importância da criação de uma comissão para estar indo até secretarias e órgãos estaduais para informar sobre a existência do parlamento e assim avançar em futuras pautas.  Ficou decidido por votação que os vereadores , Simone Flores de Quissamã , Luciara e Chiquinho serão os membros da comissão.


Logo após, o presidente deu a palavra a Deputada Federal Clarissa Garotinho que abordou a importância dos deputados da região estarem fortalecendo o parlamento" sabemos que este é nosso papel e continuarei representando a minha região com luta, principalmente no que diz respeito à região ser reconhecida como uma região de clima semi-árido, que é um projeto do meu irmão , na época o então Deputado Federal Wladimir Garotinho e que tem como relator o Deputado Felicio Laterça."

O Deputado Federal Felicio Laterça endossou  a fala da deputada " a união é favorável ao desenvolvimento da região. É importante a participação dos deputados da região. À prova disso é que o PL 1440  do então deputado Wladimir Garotinho em 2019 , no qual eu sou relator, vem avançando , e outro ponto é alinhar e acertar o fundo dividido em 2017. Contem sempre com nossa contribuição."


Fabio Ribeiro deu seguimento enfatizando as ações positivas dos deputados  e propôs, baseado numa análise da atual crise hídrica, que cada  município faça uma frente de segurança hídrica nos municípios, "precisamos ter um tratamento dos nossos rios e canais para evitar problemas com enchentes como estamos sofrendo hoje. Proponho uma Frente Parlamentar de segurança hídrica das regiões." . A proposta foi aprovada por unanimidade. Em seguida, Fábio presenteou os membros do parlamento incluindo os deputados, com o livro "Doceira Campista".

 
No momento seguinte aconteceu a  posse da Procuradoria de Mulheres do parlamento. A vereadora  Luciara  Nunes foi empossada como presidente da procuradoria e apresentou duas  demandas : a implantação da Fisioterapia de recuperação para as mulheres macstomizadas nos centros de saúde nos municípios das duas regiões e a criação de uma DEAM na região noroeste.



No ensejo , a Deputada Federal Clarissa  Garotinho pediu a palavra e declarou " estou tão empolgada com o parlamento inter-regional que fiquei pensando quais temas podemos abordar. E sugiro a reconstrução de um terminal pesqueiro na região, inclusive com a realização de uma audiência pública, uma reunião do Parlamento com o CINDEF; valorizar a região como um forte polo turístico começando com um plano regional de turismo com passaporte turístico; um encontro com a Firjan para abordar as vocações regionais; encontro do Parlamento com representantes do Porto do Acu .

Segue  abaixo o calendário dos próximos encontros::

Janeiro - Cardoso Moreira 

Fevereiro -  São João da Barra 

Março - Bom Jesus  do Itabapoana


.


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Inscrições para pré-matrículas do ano letivo de 2022 terminam sexta-feira

 




O prazo para realização de pré-matrículas do ano letivo de 2022, na rede municipal

 de ensino, termina nesta sexta-feira (26). Até terça-feira (23), 4.900 inscrições haviam

sido realizadas. A Secretaria Municipal de Educação,Ciência e Tecnologia (Seduct)

 abriu o processo no dia 16 de novembro. Podem se candidatar os novos estudantes

que desejam ingressar na educação infantil, no ensino fundamental, na modalidade

 da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na educação especial.

 

A pré-matrícula deve ser realizada (AQUI). Os critérios para alocação e mais

informações podem ser conferidos na portaria publicada no Diário Oficial

do município (AQUI). Segundo o secretário de Educação,Marcelo Feres, o

 resultado será divulgado em 12 de janeiro de 2022, no mesmo site, e também

 ficará disponível em todas as unidades escolares.

 

“Já o processo de renovação de matrícula dos alunos que já estudam na rede municipal

deve ser feito até o dia 30 de novembro, pessoalmente, nas próprias unidades escolares.

“É muito importante que os responsáveis não percam esses prazos, para que nenhuma

 criança fique sem estudar no próximo ano, porque a Educação ilumina vidas”, disse Marcelo.

 

A diretora da Creche Escola Ângela Maria do Amaral, em Lagoa de Cima, Tatiana Julião, 

falou que a expectativa para volta às aulas está enorme.

 

“Quando vejo meus pequenos irem à Unidade para pegar as atividades ou alguma

 lembrancinha que eu e os professores fazemos para dar, fico com vontade

de não deixar eles retornarem para casa. A creche é o espaço onde eles passam a

 maior parte do tempo, com pessoas que se dedicam e dão seu melhor, onde

eles recebem carinho e aprendizagem através das atividades propostas”, comentou.

 

Jessica Laine Nunes já realizou a pré-matrícula do seu filho Téo, de 1 ano, que

vai estudar pela primeira vez em 2020. A expectativa é que ele consiga uma vaga na Creche

 de Lagoa de Cima. Para a outra filha, Isadora, de 3 anos, que estudava na Creche,

 Jessica solicitou renovação de matrícula, dessa vez, para a Escola Municipal de Ponta da

Palha, que também fica em Lagoa de Cima.

 

“Deu tudo certo no nosso cadastro. A diretora criou um grupo no whatsapp para ajudar as

 mães e dar as informações que a gente precisava. Temos uma diretora muito boa, ela faz

de tudo pra ajudar a gente. Estou ansiosa com a volta às aulas, apesar de também

ficar apreensiva com a questão da Covid. Temos bastante apoio da diretora e

dos professores, mesmo online, mas é muito difícil aprender à distância”, 

afirmou Jessica.


segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Ações da Prefeitura contra Covid conduzem Campos à Fase Branca

 

Membros do Gabinete reforçaram a participação da população com a prevenção e a imunização, sendo mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras até se alcançar a taxa de 80% de cobertura vacinal



(Foto: Divulgação / SubCom)

O conjunto de ações da prefeitura de Campos, como a garantia de leitos no pico mais crítico de internações, a vacinação acelerada e testagem em massa, e medidas restritivas discutidas com a sociedade, conduziram o município à Fase Branca, confirmada pelo Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, em reunião nesta segunda-feira (22). No encontro, os membros do Gabinete reforçaram a participação da população com a prevenção e a imunização, sendo mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras até se alcançar a taxa de 80% de cobertura vacinal. O Diário Oficial do Município vai publicar Decreto com novas flexibilizações do protocolo “Regras da Vida”.

A Fase Branca, tendo como referência indicadores da epidemiologia, foi anunciada pelo Prefeito Wladimir Garotinho no sábado passado, quando destacou a aposta do município pela Ciência, reforçando, também, a estratégia de vacinação: “Nossa cidade fez o dever de casa e vamos para a Fase Branca. Resultado da vacinação em massa, onde mais de 80% (adultos) já tomou a segunda dose. Ainda são necessários os cuidados pessoais e individuais de cada um, mas a vida vai voltando ao normal. Quem ainda não se vacinou, faça isso pelo bem coletivo e pelo seu”.

A reunião do Gabinete, realizada eletronicamente, foi conduzida pelo Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano; com a participação do Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbel Kury; coordenadora da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso; e o Subchefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Sérgio Cunha.

O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, iniciou a reunião relembrando as duas notícias importantes na área de assistência à população, o Mutirão da Saúde, para realização de 40 mil procedimentos, e o lançamento das obras de reformulação e modernização do Hospital Geral de Guarus (HGG), com a presença do Governador Cláudio Castro, no dia 29 de novembro, às 9h. “Estamos em um momento importante e mais avançado no controle da pandemia. E é importante citar que fomos norteados sempre pela Ciência, que nós conseguimos garantir na nossa cidade o número de leitos necessários em terapia intensiva, mais de 126 leitos, no momento mais crítico. E hoje temos taxa de internação muito pequena”, pontuou Hirano.

O Secretário de Saúde falou, ainda, da importância de ações da prefeitura, como a criação do Gabinete de Crise, que “discutiu toda as medidas restritivas com a sociedade civil, o que sempre nos deixou muito seguro”, e medidas inovadoras, como a vigilância genômica de variantes do vírus, o algorítimo de projeção que previu as taxas de contágio, entre outras. Hirano defendeu a participação maciça da população na campanha de vacinação e na manutenção da “atenção redobrada, com uso de máscaras e completando o ciclo da imunização”, principalmente em função das festas de fim de ano.

Após a saudação aos participantes do encontro, o Secretário Paulo Hirano passou a palavra para o Subsecretário de Atenção Básica, Charbel Kury, para exibição dos dados referentes à Covid, na 23ª reunião do Gabinete de Crise, criado em janeiro de 2021 pelo prefeito Wladimir Garotinho. “Quando você está na posição de gestão pública, você tem que trabalhar com duas vertentes: mitigar e controlar. Mitigar é suavizar, reduzir encontros sociais para evitar transmissão e controle é a vacinação em massa”, explicou Charbell. O epidemiologista realçou a agressividade e letalidade do novo coronavírus, de natureza RNA, com características únicas: furar barreiras sanitárias, de ser transmitido por aerossóis (em suspensão no ar), de gerar variantes letais.

Charbell lembrou que Campos tem maior rigor para classificar e que os indicadores os levam à classificação de Fase Branca: internação, óbitos, casos e fila de espera, esse último parâmetro não aplicado pelo Estado, o que. “Nunca vivemos esse momento nas internações desde de que começou o agravamento da pandemia”, explicou Charbell sobre as internações, com zero por cento de leitos clínicos na rede privada e SUS. “Mas a guerra não acabou ainda, é preciso continuar com ações de vacinação e de testagem em massa, que em Campos está definida para nove pontos e está sendo programado um para a praia de Farol de São Thomé, em função do verão”, enfatizou Charbell.

“Eu tenho medo da tranquilidade. A minha avó dizia que as águas paradas sempre foram as mais profundas, eu tenho receio desse silêncio. A Europa já passou por esse silêncio e, agora, acordou em guerra com a quarta onda”, sinalizou o epidemiologista, lembrando os algorítimos de projeção, ferramenta criada por Campos, que apontam para baixo contágio e internação em outubro e novembro, mas que não podem ser considerados encerramento da pandemia.

“Se você não tomou vacina ainda, o contágio vai te alcançar. Pessoas não vacinadas têm 17% mais chances de serem internadas. O que fez a diferença da internação em Campos, que era de ocupação de mais de 150% antes da vacinação, e a de hoje de zero por cento, foi a vacinação”, enfatizou Charbell, sobre a efetividade da vacina, destacando ainda ser necessário completar a cobertura de imunização e a aplicação de doses de reforço, que devem ocorrer com intercâmbio de doses, para assegurar maior eficácia.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso, sugeriu que a fiscalização em Campos chegue a um momento de fiscalização diferente, como por exemplo, a obrigatoriedade de apresentação do Cartão Digital Conect SUS para venda antecipada de ingressos e bilhetes, por exemplo, para eventos, shows, para evitar fraudes com apresentação de comprovantes impressos falsos.

“Até que possamos tirar as nossas máscaras, temos muitas vacinas para colocar em dia”, lembrando que a imunidade de rebanho só atingida ao de 80% da população vacinada. “Temos ainda 40 mil adolescentes e adultos que não tomaram a primeira dose”, alerta Charbell. O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, concluiu o encontro reforçando a necessidade de continuidade da vacinação pelas pessoas e do controle de ambientes para exigência de pelo menos duas doses para ingresso.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Profissionais da Educação receberão Auxílio Tecnológico de R$ 2 mil

 


Objetivo, de acordo com o prefeito Wladimir Garotinho, é oportunizar aos profissionais da educação a aquisição de equipamentos de informática, dispositivos móveis, materiais e ferramentas para ensino remoto de qualidade




(Foto: Wellington Rangel)

A Prefeitura vai conceder auxílio tecnológico no valor de R$ 2 mil aos profissionais da rede municipal de educação. A quantia será paga em cota única aos professores estatutários, diretores e vice-diretores que atuam nas unidades escolares, servidores que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), bem como trabalhadores com função de Direção e Assessoramento Superior (DAS) – vinculados às unidades escolares ou à Seduct. O objetivo, de acordo com o prefeito Wladimir Garotinho, é oportunizar aos profissionais da educação a aquisição de equipamentos de informática, dispositivos móveis, materiais e ferramentas necessárias para um ensino remoto de qualidade.

“Esse auxílio integra a política de valorização dos profissionais da Educação da gestão Wladimir Garotinho, conforme consta em nosso Plano de Governo. Estamos levando em consideração a importância do uso das tecnologias digitais pelos profissionais e gestores da educação como ferramenta enriquecedora do processo de ensino e aprendizagem. Esses profissionais precisaram reinventar sua prática pedagógica durante a pandemia, o que requer investimento em tecnologia. E esse é um dos pilares da estratégia da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia”, afirmou o prefeito.

Segundo o secretário, Marcelo Feres, o pagamento será efetuado em um único vínculo, independentemente da quantidade de matrículas do servidor. Esse auxílio tecnológico não possui natureza salarial, ou seja, não se incorpora à remuneração mensal do servidor. Ele explicou que será pago com verba proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e da fonte de recursos próprios do município.

“O benefício vai contribuir para compensar os gastos dos profissionais que tiveram que investir em melhorias de equipamentos e internet para manter as atividades remotas durante a pandemia. Além disso, vai favorecer o avanço do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado em fevereiro pela Seduct, que se estrutura em três eixos: pessoas, processos e tecnologias. A previsão é que o pagamento ocorra ainda este ano”, comentou Marcelo.

Levando em consideração a folha de pagamento de pessoal de outubro de 2021 e os critérios propostos pelo projeto de lei para o recebimento, a previsão é que cerca de 5 mil profissionais sejam contemplados, o que representa um impacto financeiro no valor de R$ 10 milhões de reais, aproximadamente. Conforme o documento, não poderão receber o auxílio os profissionais que estão em licença sem vencimento; afastados ou cedidos para outras secretarias; os profissionais em licença com vencimento há mais de seis meses.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, acrescentou que para a inserção tecnológica digital acontecer no âmbito escolar, é preciso implementar a cultura digital com todos os envolvidos no processo educativo, desde os alunos e professores até os que participam da organização burocrática como assistente de secretaria, pedagogos e os demais que compõem a equipe escolar e também o suporte e gestão pedagógica e administrativa dos setores da Seduct.

“Com a chegada deste auxílio, poderemos dinamizar ainda mais o uso de ferramentas tecnológicas, apoiando os processos de ensino e aprendizagem no nosso município. Um outro caráter deste auxílio é que ele representa o reconhecimento ao esforço que nossos profissionais fizeram para cuidar da Educação dos nossos alunos ao longo deste ano, com esta pandemia que nos assola”, ponderou Suzana.

PAE – O Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) tem como objetivo promover a melhoria da educação básica da rede municipal e, para isso, seu planejamento inclui diversas ações: a formação continuada de profissionais da educação; a promoção do ensino e da aprendizagem mediada por tecnologias digitais; o fortalecimento do trabalho das equipes multiprofissionais visando o suporte ao desenvolvimento humano e à aprendizagem eficiente; a informatização dos processos administrativos e escolares da Seduct e da rede municipal de ensino; a melhoria contínua da infraestrutura e da conectividade da rede municipal priorizando as unidades mais carentes; e o desenvolvimento de parcerias com os diversos atores públicos e privados que dialogam com a educação, a fim de buscar soluções para os problemas educacionais diagnosticados no município. Saiba mais (AQUI).

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Prefeito Wladimir empossado presidente da Junta do Serviço Militar



A posse do Prefeito Wladimir Garotinho na presidência da Junta do Serviço Militar, em Campos,
 foi oficializada nesta terça-feira (16), na sede da prefeitura. Na mesma solenidade foi empossada
 como secretária da Junta, a servidora Michele Ramos Vieira. A posse foi concedida pelo Tenente
 Coronel, Décio de Deus Gulart, chefe do Posto de Recrutamento de Mobilização 01003 do 
Exército Brasileiro, que tem jurisdição em 65 municípios do Estado do Rio e em 13 municípios 
do Estado do Espírito Santo.

A solenidade, que compreendeu na assinatura do livro e da ata de posse pelo Prefeito Wladimir
 e pelo Ten. Cel. Gulart, foi prestigiada por autoridades militares da 2ª Companhia de Infantaria

 da Unidade do Exército, em Campos, das Unidades da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros 
e representante do Legislativo Municipal. A posse do Prefeito como presidente da Junta do 
Serviço Militar é instituída pela Lei Federal 4.375/64, que no Artigo 11 estabelece que as J
MSs, como órgãos de execução do serviço militar, serão presididas pelos Prefeitos.

Após o juramento de posse, o Tenente Coronel Gulart e o Prefeito Wladimir fizeram 
considerações sobre a importância do civismo e da cidadania. No juramento, Wladimir
 destacou que, “de acordo com o que preceitua a Lei do Serviço Militar, prometo envidar 
todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres 
relativos ao serviço militar, a fim de que nosso município contribua para o exercício da
 cidadania e o engrandecimento da Pátria”, jurou o Prefeito, que agradeceu a presença 
das autoridades e destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Unidade Militar.

“Tenham certeza que cumpriremos nosso papel. Enquanto eu for prefeito manteremos
 parceria sólida (entre a Prefeitura, a Junta do Serviço Militar e a Segunda Cia de Infantaria).
 Peço a Deus que continue abençoando nossa nação, dê a condução nas Forças Armadas e
 abençoe os responsáveis pelas Forças Auxiliares”, destacou.

O Ten. Cel. Gulart, que veio a Campos com representação do Exército da sede do Posto 
de Recrutamento Regional e Mobilização, com sede em Niterói, agradeceu pela oportunidade
de realizar a solenidade de posse.
“O Serviço Militar Obrigatório é uma decisão da sociedade e é bom esclarecer que o serviço
 não é para as Forças Armadas, mas para a sociedade brasileira. Vale observar que países que
 abriram mão deste serviço à nação, tiveram perdas, mas não conseguiram retomar o Serviço
 Militar. Acredito que a consciência sobre o serviço de Defesa ainda é restrita no Brasil, 
mas ao redor do mundo é abraçada pela sociedade”, observou o militar, que acrescentou:

“O Brasil tem uma das maiores reservas de mobilização do mundo e, por sua grandeza, 
tem que se tornar grande e não se dividir em partes. Nós, autoridades, temos que ter 
consciência que há países que não têm interesse que o Brasil se torne uma grande nação.
 É importante que o jovem no ano que completa 19 anos vá à Junta do Serviço Militar 
para cumprir seu papel de cidadania e civismo. Aquele que não atender à legislação fica 
impedido, por exemplo, de ingressar no serviço público, de obter passaporte, de se
 matricular no ensino superior, dentre outras penalidades”, finalizou o tenente coronel Gulart.

Participaram da solenidade o subsecretário de Segurança Pública, Marcos Moreira, que
 representou o secretário titular, Alonsimar Oliveira; o comandante da Guarda Civil Municipal,
 Wellington Levino; o Secretário de Segurança de Cardoso Moreira, Rômulo Zaquieu; o major
 do Exército Brasileiro, Gomes Neto, que representou a 2ª Cia de Infantaria em Campos; o
 Ten Cel Alonso do 8º Batalhão da Polícia Militar; o Ten Cel Fabiano, do 6º CPA; o Ten Cel
 Bombeiro, Joelson Oliveira, do 5º GBM em Campos; o Major Altamir Barros do CBA IV 
Norte e Noroeste; o vereador Marcos Elias que representou o Legislativo de Campos; e o
 pastor Fábio Mota da UFP (Universal nas Forças Armadas e Forças Policiais). Ele fez oração
 rogando a Deus que abençoe as autoridades para o bem estar da sociedade.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Câmara aprova Regime de Previdência Complementar

 



Em sessões ordinárias realizadas nesta quarta-feira (10), na modalidade híbrida, a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes,presidida por Fábio Ribeiro, aprovou o projeto que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC). Os vereadores também aprovaram outros quatro projetos e destacaram 38 processos de Indicações Simples.

Foi aprovado por unanimidade o Requerimento nº 2886/2021 que pede a prorrogação pelo prazo de 90 dias dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar possíveis irregularidades no Contrato Administrativo firmado entre Billing Pay Integração de Sistemas LTDA e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), em decorrência da concorrência de Nº 001/2019.

Também foram aprovados dois Requerimentos da Mesa Executiva nº 2900/2021/, que solicita regime de urgência na tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 0274/2021; e o nº 2901/2021, que solicita regime de urgência na tramitação dos Projetos nºs 0089/2021, 0144/2021, 0175/2021 e 0178/2021, de acordo com o Regimento Interno desta Casa.

Em turno único e redação final, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Complementar nº 0274/2021, encaminhado pelo gabinete do prefeito, que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC).

De autoria do vereador Bruno Vianna (PSL), o Projeto de Lei nº 0089/2021, que denomina Praça Deputado Gil Manhães Vianna Júnior também foi aprovado por unanimidade.

Do vereador Fred Machado (Cidadania), foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei nº 0175/2021, que dispõe sobre a inclusão no calendário oficial do Município de Campos dos Goytacazes o “Dia Municipal de Luta pelo Fim do Feminicídio”; e o Projeto de Lei nº 0178/2021, que denomina Antônia Leitão de Alvarenga o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM).

De autoria de Helinho Nahim (PTC), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 0144/2021, que cria e denomina “Circuito de Trios Dom Américo”.

Tramitação

Nesta quarta-feira (10), começaram a tramitar os seguintes projetos:

Encaminhado pelo gabinete do prefeito, o Projeto de Lei Complementar nº 0275/2021, que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Custeio do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes; o Projeto de Lei Complementar nº 0276/2021, que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Benefícios do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes; e o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 0277/2021, que altera a redação do Art. 127 e Art. 229 da Lei Orgânica do Município de Campos dos Goytacazes/RJ.

De Nildo Cardoso (PSL), o Projeto de Lei nº 0222/2021, que denomina Rua Luiz Rodrigues Barreto; e o Projeto de Lei nº 0224/2021, que denomina Praça Admardo Azevedo Gama.

Justificou a ausência nesta quarta-feira o vereador Abdu Neme (Avante).

*Por Lohaynne Gregório - Câmara Campos
Fotos: Check e Roberto Joia
11/11/2021

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

HFM vai ganhar Centro de Atendimento Especializado de Queimaduras nesta sexta


O prefeito Wladimir Garotinho entrega nesta sexta-feira (12), às 14h, no Hospital Ferreira Machado (HFM), mais um importante serviço na área de saúde, o Centro de Atendimento Especializado de Queimaduras (CAEQ), espaço que receberá o nome do médico Lenício de Almeida Cordeiro. O Centro irá garantir que todos os pacientes queimados sigam sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar após a alta hospitalar. O projeto, considerado inovador, vai gerar mais segurança para quem precisa dar sequência ao tratamento, mesmo depois da saída do hospital.

Para o superintendente do HFM e vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, trata-se de mais um serviço que impactará em grande benefício para a população. “O HFM sempre foi referência no tratamento de pacientes vítimas de queimaduras na fase aguda e, agora, se prepara para atender às fases subaguda e crônica, onde até esse momento não havia uma referência pública na cidade onde fossem acompanhadas as lesões e realizados procedimentos visando o retorno desse usuário para uma vida plena”, comemorou.

De acordo com o coordenador do CAEQ, o médico cirurgião plástico Tércio Abreu da Fonseca, o HFM atende a todos os pacientes vítimas de queimadura da região, inclusive, os mais graves. “Recebemos pacientes com queimaduras de segundo e terceiro graus, que são internados aos cuidados de uma equipe multidisciplinar, onde tem o acompanhamento de médicos cirurgiões plásticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, nutrição, enfermeiras e comissão de pele. Após a alta, normalmente são encaminhados para acompanhamento ambulatorial na rede pública, de acordo com a necessidade de cada paciente. Agora, com o Centro de Atendimento Especializado de Queimaduras, passam a ter todo o serviço centralizado aqui no Hospital Ferreira Machado”, explicou.

Ainda segundo Tércio, “a queimadura se divide em duas fases: a imediata e a tardia. Na fase imediata, o paciente recebe o tratamento inicial, onde é internado ou não, de acordo com a gravidade da extensão da superfície queimada, com a profundidade da área queimada e com os agentes causados. Passando por essa fase crítica, onde tem grande risco de morbidade e mortalidade, os pacientes passam por uma segunda fase da queimadura, a tardia. Nessa, é muito frequente sequelas da queimadura, tais como contraturas das cicatrizes, quelóides, cicatrizes hipertrófias, cicatrizes escuras e bridas. Esses pacientes passarão ser acompanhados pelo CAEQ”, complementou. 

CAEQ PRONTO PARA ATENDER

O diretor administrativo, Gilberto Nunes, esclarece que as o espaço no 1º andar foi readequado e totalmente reformado para abrigar o Centro de Atendimento Especializado de Queimaduras. “Estamos seguindo com as melhorias de infraestrutura e adequação em todo hospital, para que seja possível ampliarmos novos serviços. Para isso, continuamos atuando com nossa equipe de manutenção. Esse avanço só está sendo possível, graças ao fornecimento de material pelo governo e o apoio da iniciativa privada, através de empresários que se solidarizam com o papel importante que o HFM tem junto à sociedade”, reforçou.

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Ônibus Lilás: Equipamento volante ofereceu atendimentos às mulheres no Centro

 

O evento aconteceu nesta segunda-feira (08) e contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira


Por: Aline Mendes - Foto: César Ferreira -  

“Campos é uma cidade bastante populosa e devido a grande demanda, nós trouxemos o Ônibus Lilás com atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e, além disso, oferecemos cursos para qualificar essa mulher para o mercado de trabalho. É um equipamento volante que oferece diversos atendimentos, como jurídico, psicológico e assistência social”, declarou a coordenadora do Ônibus Lilás da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Estado, Daniele Figueiredo.


A ação aconteceu na Praça da Quatro Jornadas, no Centro, na manhã desta segunda-feira (08), com diversas atividades da equipe da Secretaria de Saúde, da Subsecretaria de Qualificação e Emprego e do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC). O evento contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira. O evento também contou com a participação da equipe da Patrulha Maria da Penha do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).


O Ônibus Lilás é uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, e faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e segue até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A subsecretária de Políticas para Mulheres de Campos, Josiane Viana, declarou importante a ação para a população. “É importante falarmos sobre os direitos das mulheres, todas as secretarias estão envolvidas e na responsabilidade, juntamente com a sociedade civil, não podemos nos calar. Temos que entender que em briga de marido e mulher a gente tem que se envolver e salva a mulher. Nosso município tem todos os órgãos preconizados como importantes nesse combate. Recentemente foi inaugurado o CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e foi montado no governo Wladimir Garotinho, que apoia a causa das mulheres”, explica Josiane.


Houve também no local a Unidade Móvel do Hemocentro, onde as pessoas aproveitaram para doar sangue. Durante a doação de sangue, os candidatos à doação, com idade entre 18 e 35 anos de idade, puderam se inscrever no cadastro nacional de doadores de medula óssea (REDOME).

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Situação do Imbé começa a normalizar e famílias já têm acesso à BR 101 pela RJ 190

 

Em razão do escoamento da água no Imbé, a Lagoa de Cima está com o nível acima do normal. Na manhã desta quinta-feira (4) é possível acessar a localidade por ambos os lados, pela Tapera e por Santa Cruz




 (Foto: Divulgação / Defesa Civil)

Com a diminuição do volume de água acumulada de chuva na região do Imbé, as cerca de 50 famílias que estavam isoladas na localidade de Mocotó já conseguem acessar a BR 101 pela RJ 190 (Estrada do Donato). Apesar da mudança de cenário, a Defesa Civil orienta que o acesso seja utilizado apenas em casos de real necessidade. Devido à lama, a pista está escorregadia e exigirá conhecimento de terreno para minimizar os riscos.

Em razão do escoamento da água no Imbé, a Lagoa de Cima está com o nível acima do normal. Na manhã desta quinta-feira (4) é possível acessar a localidade por ambos os lados, pela Tapera e por Santa Cruz. A expectativa é de que o nível da Lagoa comece a estabilizar, caso não sejam registradas chuvas fortes nos próximos dias.

Até o momento, a Defesa Civil não recebeu chamado para atendimento da população de Lagoa de Cima. Em caso de emergência o órgão pode ser acionado através dos telefones 199 ou (22) 98175-2512.

Por: Redação - Foto: Divulgação / Defesa Civil -  04/11/2021 

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Gabinete de Crise opta por manutenção de máscaras com flexibilização de medidas

 

O Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 se reuniu nesta quarta-feira (03), quando seus integrantes debateram a Lei 9443/21 sancionada pelo Estado, que facultou aos municípios, segundo a análise de seus cenários epidemiológicos, a decisão pela liberação ou não de uso das máscaras. Respeitando a estratégia que colocou Campos como referência no enfrentamento da Covid, com mais de 74% da população total imunizada com a primeira dose, o Gabinete de Crise decidiu pela manutenção do uso das máscaras, até que a imunização com a segunda dose, hoje em 56%, atinja a marca de 80%, com medidas ainda como a ampliação da cobertura de adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos e a escalada progressiva da flexibilização do protocolo “Regras da Vida”.

 

A reunião foi conduzida pelo Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano; com a participação do Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbel Kury; Subprocurador Geral do Município, Gabriel Rangel, coordenador do GICEJES; o Subchefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Sérgio Cunha; e o Procurador Leonam Rodrigues.

 

O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, iniciou a reunião falando da importância do Gabinete de Crise e da participação da sociedade civil, citando participações como da promotora pública Maristela Naurath, do presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campos), Leonardo Abreu, entre outros presentes. “Nós estamos evoluindo de forma satisfatória e não podemos errar, permitindo o recrudescimento da pandemia. Em momentos anteriores, tínhamos fila de espera, com cerca de 60 pessoas esperando vaga. Hoje temos ocupação de 15,58% de leitos de UTI e 8,2% de leitos clínicos. Isso nos dá uma segurança, mas não podemos desconsiderar o que está acontecendo no mundo inteiro, com o risco da quarta onda, quando os países, mesmo com a vacinação, flexibilizaram as medidas de distanciamento social e ocorreu nova explosão de casos”, enfatizou Paulo Hirano.

 

Em seguida, o Secretário Paulo Hirano passou a palavra para o Subsecretário de Atenção Básica, Charbel Kury, que iniciou a apresentação dos indicadores na 22ª reunião do Gabinete de Crise, criado em janeiro pelo prefeito Wladimir Garotinho. O médico listou êxitos da estratégia municipal de Campos, com a redução da ocupação de leitos, como de UTI e clínico na privada e do SUS. “A redução do número de casos, de internações, podem fazer alguém perguntar se vencemos a guerra. Não vencemos a guerra, é agora que começa a guerra de casa em casa, cobrando a dose da vacina, com a Estratégia de Saúde da Família, porque este é o momento mais crítico”, defendeu Charbel.

 

“Até que possamos tirar nossas máscaras, há muitas vacinas para serem colocadas em dia”, esclareceu Charbel. Hoje Campos tem 74% da população total com primeira dose e 56% com a segunda dose. “Para que a gente tenha segurança é preciso fazer o cálculo: tenho uma população de 50 mil pessoas que ainda precisam tomar a primeira dose e, se isso não ocorrer, o risco é o de se ter que voltar a fazer restrições”, pondera Charbel.

 

“Enquanto a gente acelera as flexibilizações”, considera Charbel, “não dá para tirar as máscaras e enquanto não se atinge 80% da cobertura”. O Gabinete decidiu manter o município na fase verde, o uso das máscaras continua obrigatório e ampliação da vacinação na faixa etária de adolescentes e novas medidas de flexibilização, que devem ser publicadas em edição suplementar do Diário Oficial, com convocação de nova reunião, inicialmente prevista para 17 de novembro.

 

“Surpreendam-nos com uma vacinação fantástica. Se você ainda não tomou a primeira dose, se falta você tomar a segunda dose, compareça e vacine-se. No momento em que atingirmos o percentual mínimo, automaticamente iremos publicar o decreto com a liberação do uso de máscaras. Faltam entre 50 mil e 60 mil pessoas, isso sem inserir as crianças”, conclamou Charbel.

 

O Subsecretário Charbel falou sobre o acerto do uso de algorítimo de atraso, que faz a projeção de incidência de casos, com três semanas de antecedência: “Os algoritmos matemáticos e epidemiológicos têm acertado e tem nos ajudado nas decisões, citando a evolução de casos como em março e agosto”.

 

Em outubro, o algorítimo apontou que outubro e novembro seriam meses calmos, mas Charbel lembrou que esse cenário é dinâmico e que é preciso manter a prudência. Charbel citou que os indicadores municipais mostram que Campos está entre as fases verde e branco, o que leva o Estado, por seus parâmetros próprios, a classificar o município como amarelo. 

 

O presidente da Acic, Leonardo Abreu, observou que alguns países da Europa têm visto retornar o aumento de casos, e indagou se o município de Campos estaria preparado para enfrentar uma quarta onda, caso ocorra. “Estamos vendo os países da Europa e a Rússia crescer vertiginosamente a contaminação”, relacionou o presidente da Acic. O Secretário de Saúde, Paulo Hirano, disse que Campos se mantém em estado de alerta, tanto que decidiu pela manutenção do uso de máscaras e defendeu a conscientização da população: “As pessoas devem manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos”. Hirano observou ainda o papel do comércio, fazendo a sua parte, seguindo os protocolos, com medidas protetivas.

Fonte Ascom