segunda-feira, 19 de julho de 2021

Campos recebe mais 8.270 doses da vacina AstraZeneca


Doses foram entregues na manhã deste sábado
Doses foram entregues na manhã deste sábado / Divulgação/Subcom
Campos recebeu na manhã de sábado (17) mais 8.270 doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. A secretaria estadual de Saúde realizou a distribuição, aos 92 municípios Rio de Janeiro, de 292 mil doses para ampliação da cobertura vacinal da população fluminense. Com a chegada da nova remessa de vacinas, na próxima segunda-feira (19), a subsecretaria municipal de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) de Campos traçará o cronograma de imunização, dando assim continuidade ao calendário vacinal.
Com mais 8.270 doses da Oxford/AstraZeneca e a aplicação de 362.809 doses de diferentes vacinas até essa sexta-feira (16), o município tem um estoque de 54.473 doses. Na última semana, houve uma mudança na estratégia para acelerar a imunização, chegando à faixa etária de 34 anos. Apesar das longas filas e reclamações devido a poucas senhas, o município garante que não ocorreu erro estratégico, chegando a aplicar 14.556 doses em dois dias. Na sexta-feira (16), 9.093 pessoas foram vacinadas, número recorde diário comemorado pelo prefeito Wladimir Garotinho nas redes sociais.
— Novo recorde: 9.093 doses aplicadas em apenas um dia. Chegou vacina, vai pro braço o mais rápido possível. A equipe de Saúde da Prefeitura vai melhorar a logística na próxima semana para diminuir as filas e seguir acelerando o calendário sempre que possível — publicou Wladimir.
O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, destacou que apesar do avanço da vacinação é necessário manter as medidas sanitárias de prevenção à Covid. “Estamos completando seis meses de vacinação com 50% da população dom 18 anos ou mais já vacinada pelo menos com a primeira dose. É uma marca importante, mas ainda não permite o afrouxamento das medidas preventivas. A pandemia ainda não acabou. Embora estejamos em um momento de queda de casos confirmados e taxa de ocupação de leitos, ainda é necessário que todos respeitem as medidas sanitárias, inclusive as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina”, afirmou Chieppe.
Assim como nas entregas anteriores, a secretaria estadual de Saúde enviou ofício para as secretarias municipais de Saúde reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, respeitando as doses que são destinadas para a primeira e/ou segunda aplicação. A pasta reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário