quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto Bonde da História: Estação Câmara: visita dos primeiros alunos


Sair da sala de aula e conhecer a história da Câmara de Vereadores e seu funcionamento, bem como a história do poder Legislativo campista e outros prédios, assim como sua importância histórica. Este é o projeto que a Câmara Municipal coloca em prática a partir desta quinta-feira (19), através do “Bonde da História: Estação Câmara”, e os alunos do Colégio Municipal Vilma Tâmega foram os primeiros a participar deste programa cultural da Casa de leis.
A iniciativa da direção do Legislativo é uma ideia inovadora criada a partir do programa “Câmara Participativa: Educação e Cidadania”, que irá promover todas as quintas- feiras a visitação escolar de cerca de 80 alunos da rede pública.
A escola dividiu os alunos em dois grupos na parte da manhã e da tarde. Eles tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores da Câmara e funções de cada um. Em seguida, assistiram a uma palestra da historiadora Sylvia Paes que explicou para os alunos as funções dos vereadores, a importância da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, como funciona a tramitação dos projetos, as Comissões de trabalho, o número de vereadores proporcional ao número de habitantes e sobre os Poderes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Na oportunidade, o vereador Gil Vianna falou um pouco das atribuições constitucionais e outras funções dos vereadores e contou sua história que levou a ser vereador, “com a missão de ajudar o próximo”.
As visitas estão sendo orientadas pelas coordenadoras Marilene Merlin Ribeiro Bastos, Ana Maria Rangel, a professora de História, Dilcéia Smirdele, além de Silvia Paes, e seguiram um roteiro que passou pelos prédios anteriormente ocupados pela Câmara Municipal, na Praça São Salvador, até a sua atual sede no quadrilátero histórico.
Os estudantes receberam um pequeno livro sobre o Centro Histórico, material que contribuirá no desenvolvimento de atividades pedagógicas pelos alunos. A diretora da Escola Vilma Tâmega, Rita de Cássia Tavares, elogiou a iniciativa do Legislativo e disse que é uma oportunidade dos alunos saírem das salas de aula e conhecerem a história da Câmara de perto.
O projeto “Bonde da História: Estação Câmara” é aberto a todas as escolas do município, seja ela municipal, estadual ou particular. A ideia é fazer com que os alunos, do quinto ao nono ano de escolaridade, possam conhecer de perto o Legislativo Municipal. E, para isso, basta entrar em contato  na Câmara no telefone 2101-6393 para fazer o agendamento do passeio.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Edson Batista, o alcance do projeto visa às novas gerações de estudantes, mas deverá, posteriormente, se estender também aos idosos. “A proposta e a filosofia de nossa gestão nesta Legislatura tem se sustentado nos principios da transparência, da participação popular, despertar nas novas gerações o interesse pela nossa história, tradições e seus valores culturais”, declarou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário